Busca por chocolates e almoço de Páscoa movimenta Mercado Público

Busca por chocolates e almoço de Páscoa movimenta Mercado Público

Na área da confeitaria, incremento nas vendas chegou a 10%, conforme Ascomepc

Felipe Nabinger

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Além das lojas de chocolate, supermercados e lojas de departamentos, o Mercado Público é opção para quem quer garantir os presentes de Páscoa na véspera ou garantir o almoço de domingo em família. Embora algumas bancas ofertem ovos prontos, há quem busque insumos para preparar esse, que é o carro-chefe da data, em casa mesmo. “Vim comprar barras de chocolate para fazer ovos de Páscoa para meus três netos. Esse ano está muito caro, não tem como comprar. Vou fazem em casa que é mais barato”, disse a auxiliar de serviços gerais, Lúcia Helena dos Santos, 49. 

Ela gastou R$ 57,80, valor inferior a, dependendo do peso e modelo, um ovo de chocolate em lojas tradicionais. “Sai mais em conta. Muitos levam os de cobertura fracionada, que já têm gordura vegetal, mais fáceis de trabalhar para quem não é confeiteiro. É só derreter e colocar na forminha”, explica Gabrielli Marques Peçanha, atendente de uma das bancas de confeitaria. Ela e as colegas usavam tiaras com orelhas de coelho, chamando atenção, principalmente das crianças. 

Patrícia Moreira Vidal, 52, que é confeiteira, recorreu ao Mercado Público para a compra de insumos pois tinham entregas a realizar entre o sábado e o domingo. Trabalhando com kits de mini ovos, com barras de chocolate e cone trufado, ela afirma sempre comprar material no local pela variedade de opções entre chocolates, decoração e embalagens. “Circulo por todas as bancas. Nesta época, todas as confeiteiras trabalham com isso. Às vezes falta em uma banca, corro na outra”, explica. Patrícia avalia que houve uma procura maior neste ano em relação ao ano passado. 

Ela diz que com a pandemia e lojas fechadas em outros anos, os clientes passaram a recorrer às confeiteiras. “Agora as pessoas já conhecem e valorizam o trabalho artesanal”, explica. Conforme a presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer, que também é permissionária de banca da área da confeitaria, houve um incremento de 10% nas vendas deste tipo de item em 2022 na comparação com a Páscoa do ano passado.

Depois da busca pelo peixe da sexta-feira, a véspera da data festiva tem por parte dos clientes o foco em carnes para o churrasco. A dona de casa Ângela Maria Gomes, 66, foi até a banca que já costuma comprar a tradicional costela para essas ocasiões. “Compro aqui e só aqui. Ainda levo os ossos para os cachorros. Já vou fazer um pedaço no forninho e no domingo é no espeto”, conta, frisando que o churrasco fica por conta do esposo. O motoboy Ricardo Bubicz, 50, optou pela carne de porco. “Vamos fazer uma costela de porco assada para a família. Vai ser só o pessoal de casa, mas a casa já é um tumulto (risos). Serão cerca de 12 pessoas. Está garantido o almoço”, disse.


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