Butantan recebe neste sábado insumos para produzir 10 milhões de doses da Coronavac

Butantan recebe neste sábado insumos para produzir 10 milhões de doses da Coronavac

Carga de IFA da China permitirá ao instituto retomar produção suspensa - última carga de matéria-prima havia chegado em maio

R7 e Agência Brasil

Expectativa do instituto é entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto

publicidade

O Instituto Butantan deve receber neste sábado mais 6 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que permitirão a produção de cerca de 10 milhões de doses da Coronavac. A carga vinda da China deve chegar ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), às 16h30.

A remessa anterior chegou no dia 25 de maio, com 3 mil litros, e foi utilizada integralmente. Com o fim do estoque, a fabricação foi novamente suspensa pelo instituto - em maio, o Butantan ficou cerca de 20 dias sem produzir o imunizante por falta de matéria-prima. 

A produção das vacinas pelo Instituto Butantan, que prevê processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, leva cerca de 20 dias. A expectativa do instituto é entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto, conforme o contrato assinado com o governo federal.

De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a expectativa é de que cheguem mais 12 mil litros de insumo em julho e 12 mil litros em agosto, suficientes para uma produção total de 40 milhões de doses da vacina. Até o momento, 52 milhões de doses da Coronavac já foram entregues ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895