Calor pode ter recorde histórico no país com alerta para risco de morte

Calor pode ter recorde histórico no país com alerta para risco de morte

Duas cidades tiveram máxima de 44,6ºC nesta segunda-feira e se aproximaram do recorde histórico de 44,7ºC

R7

Duas cidades tiveram máxima de 44,6ºC nesta segunda-feira e se aproximaram do recorde histórico de 44,7ºC

publicidade

O Brasil pode ter um novo recorde histórico de calor nesta semana. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira as cidades de Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso, alcançaram a marca de 44,6°C. O recorde histórico é 44,7°C foi obtido em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de "grande perigo" em razão de uma onda de calor em grande parte da Região Centro-Oeste e no estado do Tocantins. De acordo com o Inmet, a onda de calor que vai até a sexta-feira, teve início pouco depois do meio-dia do dia de ontem. O instituto disse que há risco de morte por hipertermia.

O instituto disse que que durante este período as temperaturas registrarão 5ºC acima da média na região. O aviso registra alerta para as seguintes áreas: Distrito Federal, Centro Sul, Nordeste, Norte, Sudeste e Sudoeste mato-grossense, Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste goiano, Sudeste, Sul e Oeste tocantinense.

Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199). Também deve ser aumentada ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h e usar protetor solar. Temperaturas de 40°C a 45°C ainda podem ser observadas nos estados do Centro-Oeste e de até 43°C no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Áreas do norte do Paraná podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.

Nesta terça-feira, na Região Sudeste, pode chover à tarde e à noite para o Leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no Centro-Sul do Rio de Janeiro, mas na cidade do Rio não deve chover. Também tem chance de pancadas de chuva no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira. Na Região Sul, só deve chover na Grande Curitiba e no litoral, mas com pouca intensidade. No Nordeste, chove rapidamente no litoral entre Alagoas e Rio Grande do Norte e no litoral do Maranhão. A chuva no país vai ficar quase toda concentrada no Norte e em Mato Grosso.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895