Caminhada abre semana de doação de medula óssea em Porto Alegre

Caminhada abre semana de doação de medula óssea em Porto Alegre

Atualmente, são 3,5 mil doadores inscritos, segundo Instituto do Câncer

Rádio Guaíba

publicidade

A 6ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea começou neste domingo. A campanha foi instituída por lei em 2009 proposta pelo deputado Beto Albuquerque (PSB). Com o objetivo de explicar a importância do cadastramento de possíveis doadores, ocorreu nesta manhã, uma caminhada, no Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre.

A Semana será aberta, oficialmente, na próxima terça-feira, em uma cerimônia na Câmara dos Deputados. O Brasil é o terceiro maior banco de dados do gênero do mundo, atrás apenas dos registros dos Estados Unidos e da Alemanha. Atualmente, são 3,5 milhões de doadores inscritos. Conforme o Instituto do Câncer, são 10 mil novos casos de leucemia por ano.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, de origem geralmente desconhecida. Para ser doador basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário. No ato do cadastro, são coletados cinco milímetros de sangue para análise genética.

Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895