Canguçu contabiliza estragos após possível tornado

Canguçu contabiliza estragos após possível tornado

Ao menos três casas foram destruídas por vendaval que atingiu a cidade na sexta

MetSul

Canguçu contabiliza estragos após possível tornado no fim de semana

publicidade

A prefeitura de Canguçu contabilizou, nesta segunda-feira, estragos feitos por um grande vendaval que atingiu a cidade da zona Sul. A Defesa Civil contabilizou 12 casas atingidas, três delas completamente destruídas pelos ventos. De acordo com a MetSul Meteorologia, há fortes indícios de que um tornado tenha atingido o município.

Nas três construções mais afetadas, a força da ventania foi tão intensa que derrubou paredes e teto. Os ventos, nestes pontos, podem ter se aproximado de 200 km/h. Para os afetados, começou a distribuição de telhas e tijolos nas localidades de Alto Alegre, Bela Vista, Santo Antônio, Cordilheira e Vau dos Prestes.

Além da destruição de residências, as equipes da Prefeitura identificaram a perda, também, de estufas de fumo, animais, plantações e a obstrução de diversas estradas, onde tiveram de ser cortas as árvores para permitir a passagem.

Conforme a MetSul, apesar da estação do Instituto Nacional de Meteorologia no município acusar ventos de 100 km/h, na faixa do terreno em que se produziram os danos mais severos as características dos estragos são consistentes com velocidade de vento muito superiores.

De fato, a estimativa da MetSul é que o tornado que atingiu o interior de Canguçu tenha alcançado em alguns momentos (intensidade e deslocamento de um tornado são erráticos) força equivalente a F2 na escala de Fujita, o que significa vento perto ou equivalente a 200 km/h. Observa-se com nitidez em vários pontos da faixa de maior destruição com as árvores tombaram em sentidos diversos, o que ocorre em tornados e não em um vendaval intenso típico.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895