Cartão Tri Social é distribuído para famílias em situação de vulnerabilidade

Cartão Tri Social é distribuído para famílias em situação de vulnerabilidade

Pessoas que buscam emprego poderão realizar 44 viagens mensais nos ônibus gratuitamente até o término do crédito

Cláudio Isaías

Cartões começaram a ser entregues na manhã desta segunda-feira no ginásio Tesourinha

publicidade

Com o objetivo de atender a 51.519 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre, a distribuição do TRI social será realizada até o dia 18 de dezembro no ginásio Tesourinha, na avenida Erico Verissimo. O cartão vai possibilitar que pessoas que estão em busca de emprego utilizem o benefício durante três meses.

A presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Vera Ponzio, disse que cada pessoa poderá realizar 44 viagens mensais nos ônibus gratuitamente até o término do crédito. Cada pessoa receberá em torno de R$ 700,00 em viagens, com recarga automática. A medida é possível graças ao acordo firmado em setembro entre o Executivo Municipal e os consórcios de ônibus da cidade.

"É uma ação emergencial destinado às pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho", destacou.

Por volta das 9h, mais de 30 pessoas já aguardavam, a abertura dos portões do ginásio Tesourinha para receber o cartão. Dentro do ginásio, servidores da prefeitura, com máscara e face shield (protetor facial) trataram de organizar a fila com distanciamento de um a dois metros. As pessoas que foram atendidas no ginásio Tesourinha pertencem aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, Ilhas, Farrapos, Leste 1, Leste 2, Partenon, Glória, Cruzeiro, Cristal, Centro Sul, Lomba, Hípica, Sul e Noroeste.

A doméstica Rosângela Pires, moradora da Lomba do Pinheiro, disse que utilizaria o cartão para procurar um serviço de diarista. "Com o cartão, poderei agendar mais algumas faxinas", ressaltou. O cartão válido por três meses poderá ser utilizado pelos beneficiários das 9h às 16h59min e das 20h às 5h59min.

Desde a segunda-feira, os beneficiários do Cartão Tri Social não precisam mais aguardar o mês de nascimento para retirada do cartão. Todas as unidades estão prontas e à disposição para entrega.

O cartão que antes era retirado na sede do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), no bairro Santana, agora pode ser buscado no Tesourinha. Os outros dois locais de entrega do benefício é o Centro Vida, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, no bairro Sarandi, e no Instituto Calábria, na rua Mississipi, 130, no bairro Restinga, na zona Sul da Capital. O TRI Social vai beneficiar famílias com renda de até R$ 89,00 por pessoa, atualizadas no CadÚnico até o dia 10 de outubro. Será um cartão por família.

Para obter o auxílio, é necessário fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais, do governo federal) e receber o Cartão Social - benefício criado pela prefeitura para famílias de baixa renda durante a pandemia e que integra o Plano Emergencial de Proteção Social/Covid-19.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895