Casco da P-55 atraca no Porto de Rio Grande

Casco da P-55 atraca no Porto de Rio Grande

Plataforma é destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia

Carmem Ziebell / Correio do Povo

Plataforma é destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia

publicidade

O casco da plataforma P-55 atracou no Porto de Rio Grande por volta das 14h desta segunda-feira. O navio cruzou o acesso ao porto da cidade no começo da manhã e chegou no estaleiro gaúcho às 13h20min, quando tiveram início as manobras para atracar. A operação estava inicialmente prevista para a manhã desse domingo, mas foi adiada devido às condições meteorológicas.

Saiba mais

A estrutura saiu de Pernambuco no dia 22 de dezembro em direção a Rio Grande, puxada por dois rebocadores oceânicos. Ao ingressar no porto, ancora no cais Sul, no Estaleiro Rio Grande (ERG1), onde passa por um processo de liberação alfandegária e por uma posterior preparação para o "mating", que é união do deckbox com o casco. A previsão da Petrobras é de que na última semana de fevereiro o casco entre no dique seco para ser unido ao deckbox (convés).

A P-55 trata-se de uma plataforma do tipo semissubmersível. Será a maior desse tipo construída no Brasil e vai atuar no Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos, na costa Norte no estado do Rio de Janeiro.

A plataforma é destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia e, junto com o petróleo, deverá produzir 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Em sua construção, será investido um valor entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de dólares.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895