Casos de sarampo triplicaram no mundo desde janeiro, alerta OMS

Casos de sarampo triplicaram no mundo desde janeiro, alerta OMS

Maior número de casos foi registrado na República Democrática do Congo (RDC), em Madagascar e na Ucrânia

AFP

Sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo

publicidade

Os casos de sarampo em todo mundo quase triplicaram desde janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado - informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (13). Os números divulgados pela OMS mostraram que, entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2019, foram registrados 364.808 casos, contra os 129.239 do ano passado, no mesmo intervalo. Esses são os números mais altos registrados desde 2006, afirmou o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, em reunião com uma imprensa em Genebra. O maior número de casos foi registrado na República Democrática do Congo (RDC), em Madagascar e na Ucrânia. 

No caso de Magadascar, "no entanto, o número de casos diminuiu significativamente nos últimos meses", como resultado de campanhas nacionais de vacinação de emergência contra o sarampo, relatou a OMS. Outros grandes surtos desta doença se desenvolveram em Angola, Camarões, Chade, Cazaquistão, Nigéria, Filipinas, Sudão do Sul, Sudão e Tailândia. Já os Estados Unidos registraram seu maior número de casos de sarampo em 25 anos.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo. As mortes ocorrem, mais frequentemente, devido a complicações. "Não há tratamento, embora possa ser prevenida com duas doses de uma vacina segura e eficaz", de acordo com a OMS.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895