CDL POA detalha Liquida Porto Alegre que começa nesta sexta-feira

CDL POA detalha Liquida Porto Alegre que começa nesta sexta-feira

Ao todo, 4.619 estabelecimentos dos setores de comércio e serviços aderiram à campanha

Felipe Nabinger

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Baseada em três pilares, foi lançada, nesta quinta-feira, a 25ª edição do Liquida Porto Alegre. Em evento na sede Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), que contou com a presença de dirigentes da entidade e do prefeito Sebastião Melo, foi detalhada a ação deste ano, embasada em três pontos: a retomada econômica; o consumo em lojas físicas e online; e a valorização dos negócios locais. Ao todo, 4.619 estabelecimentos dos setores de comércio e serviços aderiram à campanha que inicia nesta sexta-feira, e vai até o próximo dia 26.

"É a ação promocional mais longeva entre as entidades no Brasil. Estamos muito felizes e animados. Essa é uma entrega para a cidade e o engajamento foi muito grande depois de dois anos nos quais tivemos momentos difíceis para o varejo", afirma o presidente da entidade, Irio Piva, lembrando os efeitos da pandemia e o impacto trazido para o setor. Em 2021, o Liquida Porto Alegre não foi realizado justamente por conta do novo coronavírus.

Os estabelecimentos participantes da atual edição estão espalhados por 85 bairros da Capital. Centro Histórico, com 702 lojas, o Passo D'Areia, com 302 lojas, e o bairro Floresta, com 244 lojas, são aqueles que apresentam maior número de inscritos. “Só uma entidade está em mais bairros que o Liquida Porto Alegre: a prefeitura”, brincou o coordenador da ação e vice-presidente da CDL POA, Carlos Schmaedecke. 

Schmaedecke destaca que mais de 70% dos participantes da campanha é composto por lojas de rua, fato comemorado pelo prefeito. “Sou apaixonado pelo comércio de rua e deixei para comprar camisas e um terno na promoção durante o Liquida Porto Alegre”, disse Melo, de forma descontraída, antes de reforçar o empenho da prefeitura em para facilitar novos negócios e o empreendedorismo na Capital. O prefeito lembrou também de sua atuação no setor de serviço, como funcionário de lancheria, e no comércio, quando da sua chegada vindo do interior de Goiás, no final dos anos 1970.

Os segmentos participantes são variados. O destaque fica para o setor de vestuário, farmácias, móveis e colchões, alimentação e beleza, que encabeçam a lista nesta ordem. No entanto, há também estabelecimentos de nicho religioso, na área de moradias compartilhadas (colivings), e de venda de espaços físicos de armazenamento (self storages).

A CDL POA não trabalha com estimativas de lucros para os estabelecimentos ou uma faixa média de descontos para o consumidor. “Essa é uma variável complicada de se prever. No caso do Liquida Porto Alegre ganha maior dificuldade pois fica ao encargo do lojista os produtos que serão colocados em liquidação e o percentual de descontos. As estratégias são muito distintas”, explica o economista-chefe da entidade, Oscar Frank. 

Com o avanço do comércio eletrônico, com canais tanto para pesquisa de preços quanto compras, a CDL POA disponibiliza material de divulgação não só para lojas físicas, mas também para os canais digitais. “Desenvolvemos essa estratégia para mídias tradicionais e para as digitais, buscando alavancar vendas tanto na modalidade tradicional quanto na virtual”, explica Frank. Entre os 4,6 mil participantes, 85% tem alguma presença digital e 74 deles trabalham com vendas exclusivamente pela internet. Estima-se que pelo menos 700 estabelecimentos estejam integrados à campanha pela primeira vez nesta edição. 

Nesta edição, a CDL POA empenhou-se em instruir os lojistas a focar em ofertas que façam a diferença para o consumidor. “Nosso papel é criar esse ambiente e levar o consumidor até as lojas, impulsionando a economia local”, explica Irio Piva. Para este ano, o Liquida Porto Alegre teve redesenho de marca, alterando e modernizando o logotipo da campanha que vinha sendo usado até 2020. O material de divulgação já estará presente nas lojas participantes a partir desta sexta-feira.

 


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