CEEE realiza a retirada de cabos irregulares de postes na zona Norte de Porto Alegre

CEEE realiza a retirada de cabos irregulares de postes na zona Norte de Porto Alegre

Somente em 2021, três pessoas morreram ao entrar em contato com a rede de energia durante a realização de serviços de telefonia

Cláudio Isaías

publicidade

A retirada de cabos irregulares em postes com estrutura compartilhada (telefonia, TV a cabo e fibra óptica) começou a ser realizada nesta quinta-feira pela CEEE Equatorial. A ação que contou com mais de 20 profissionais foi realizada na avenida Francisco Silveira Bitencourt e no Beco José Paris, no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. O superintendente técnico da CEEE Equatorial, Júlio Hofer, disse que a iniciativa foi uma resposta a uma notificação da prefeitura de Porto Alegre e das prefeituras da Região Metropolitana para a regularização da utilização do postes pela telefonia móvel e fixa. 

"É uma ação de segurança para a população porque a fiação pode arrebentar, por exemplo, com a passagem de um caminhão porque os fios estão baixos. Somente neste ano três pessoas do serviço de telefonia morreram em função do contato com a rede energizada", destacou. Para realizar o serviço na avenida Francisco Silveira Bitencourt, os agentes da EPTC realizaram o monitoramento do trânsito na faixa da direita da Francisco Silveira Bitencourt, no sentido bairro/Centro. 

Segundo Hofer, existe também o risco aos profissionais, principalmente da rede telefonia. "A fiação está sendo lançada muito próxima da rede de energia e acaba ocorrendo o contato com a rede energizada da CEEE o que resulta num choque elétrico", acrescentou. Conforme o superintendente técnico da CEEE Equatorial, as notificações foram feitas há mais de 45 dias às empresas de telefonia. "Fizemos contato com 62 empresas de telefonia do Estado e as prefeituras de Porto Alegre e de Guaíba falaram que não será mais permitido o uso desordenado dos postes", ressaltou.   

O trabalho realizado pelas equipes da CEEE Equatorial faz parte da quarta e última etapa do cronograma de fiscalização, que começou no dia 17 de setembro. De acordo com Hofer, todas as empresas cadastradas foram avisadas e orientadas para que providenciassem a regularização do compartilhamento de postes, a fim de evitar o desligamento de clientes cujas prestadoras de serviço estejam com contratos em vigor junto à empresa. "Montamos um cronograma para a retirada de cabos excedentes que estão em situação irregular e oferecem risco tanto para os profissionais que atuam na manutenção da rede elétrica, quanto para os que realizam reparos no cabeamento de telecomunicações”, explicou. 

Nesta sexta-feira, a ação será realizada na cidade de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As equipes vão atuar na avenida Nestor de Moura Jardim, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Conforme Hofer, o objetivo da empresa é reduzir a poluição visual das cidades e garantir maior segurança para a população e para quem trabalha nos postes. 

Para realizar o serviço, os clientes CEEE Equatorial atendidos foram comunicados, por e-mail, das ações. O trabalho das equipes da empresa obedece o estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em resoluções próprias e conjuntas com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O cronograma de ações de higienização das redes e relação das empresas homologadas pode ser conferido no portal da empresa.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895