Centro Administrativo Municipal: saiba como será a nova sede da Prefeitura de Porto Alegre

Centro Administrativo Municipal: saiba como será a nova sede da Prefeitura de Porto Alegre

Mudança de local já foi iniciada e continuará por etapas, de junho a agosto

Felipe Faleiro

Nova sede da Prefeitura será na rua General João Manoel, onde funcionava o Edifício Habitasul

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Será Centro Administrativo Municipal o nome da nova sede da Prefeitura de Porto Alegre, cuja mudança já iniciou e continuará por etapas, de junho até o mês de agosto, pelo menos. O cronograma do Executivo prevê a mudança de diversas secretarias de suas atuais estruturas para o novo prédio, na rua General João Manoel, no Centro Histórico, até então o Edifício Habitasul. A Administração fez um acordo com a empresa em novembro de 2021, em troca de dívidas que a Habitasul tinha. “A Prefeitura ganha, tanto em economia de aluguel e condomínio quanto na centralização dos serviços, e a cidade recebe um verdadeiro presente em seus 250 anos”, afirma o vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes, que está coordenando o projeto.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) já ocupa o 6º, 7º e 8º andares do novo prédio – 80% da estrutura está atualmente ali e o restante se muda da avenida Borges de Medeiros no final de maio. Também já estão no novo edifício grande parte do mobiliário do gabinete do prefeito, do vice e da Secretaria de Parcerias, que recebe divisórias. Todos devem entrar em operação em 1º de junho, assim como os gabinetes da Primeira-Dama, da Causa Animal e a sede da Guarda Municipal. Por enquanto, prefeito e vice despacham a partir do Paço Municipal.

Em 15 de junho, se mudará para o térreo a Junta de Serviço Militar. Na metade do mês de julho, será a vez dos serviços que hoje estão no Paço Municipal. São eles o Gabinete de Comunicação Social e a Secretaria de Governança. Em 30 de julho, o Centro Administrativo recebe a Secretaria de Planejamento e, na metade de agosto, a Secretaria de Segurança. Depois, ainda sem data definida, ficará pronto o espaço multiúso, que será no 18º e último andar, com auditório e local para reuniões.

Ainda sem data, a Prefeitura estuda ainda mudar o Protocolo Central ou até mesmo o Procon para outra parte do térreo, onde há atualmente uma biblioteca. Seu acervo será encaminhado para uma área junto ao Museu da Cultura Hip Hop, na Vila Ipiranga. Ambas as possibilidades estão sendo estudadas, mas a mais provável é a mudança do Protocolo para o Centro Administrativo.

O 11º andar, hoje o escritório da obra, será a "reserva técnica", com gabinetes para secretários que não terão sede no novo edifício, mas precisam despachar do mesmo em meio a reuniões com o prefeito, por exemplo. Ele deve ser liberado para uso na mesma época do auditório no 18º andar. Ainda haverá no local um refeitório com 50 lugares, espaço de convivência e terraço, com 32 lugares. A Prefeitura estima 600 servidores trabalhando no novo espaço, quando estiver pronto. O prédio tem quatro elevadores, para que o público se desloque entre os andares e possa ir às diferentes secretarias.

Secretaria de Segurança é um dos projetos mais recentes

"Todas as etapas do planejamento da ocupação do prédio da João Manoel seguem a normalidade. Houve alguns atrasos, mas são naturais. A Prefeitura consegue juntar unidades que hoje estão dispersas, e há a facilidade de algumas unidades do governo estarem mais próximas, facilitando o processo de gestão", diz Marcus Vinicius Caberlon, engenheiro civil responsável pelo projeto do Centro Administrativo em Porto Alegre, e que também comanda outros na cidade, como as reformas do sítio do Laçador e do Mercado Público.

A mudança da Secretaria de Segurança, prevista para ser a última, é um dos projetos mais recentes, e que a princípio não estava no escopo original da obra. Em seu lugar, até então, seria a Secretaria de Mobilidade Urbana. Alguns dos funcionários mais antigos da Prefeitura se dizem na expectativa da mudança. "Ouvi dizer que é um prédio muito bonito, mas ainda não entrei nele", afirma o auxiliar de serviços gerais César Augusto da Silva Rosa, com 34 anos de casa. 

Elcio Santi Pinto, da Comunicação Social, há 36 anos no Paço Municipal, diz que o caráter histórico da atual sede da Prefeitura, que virará o Museu de Arte de Porto Alegre, é um dos aspectos mais nostálgicos. "Aqui é ótimo de trabalhar, perto de tudo, porém lá dizem ser também muito bom, além de ter um estacionamento melhor", salienta. Junto ao Centro Administrativo, a Prefeitura também terá à disposição um edifício-garagem com 50 vagas, recebido como parte do acordo com a Habitasul.

 Como será, andar a andar, do Centro Administrativo Municipal 

18º: Espaço Multiúso, com auditório e sala de reuniões;

17º: Gabinete do Prefeito;

16: Apoio ao Gabinete do Prefeito e o Gabinete da Primeira-Dama (cerca de 35% do espaço);

15º: Secretaria de Planejamento;

14º: Gabinete de Comunicação Social;

13º: Secretaria de Parcerias;

12º: Secretaria de Governança;

11º: reserva técnica e gabinete de secretarias sem sede no prédio;

10º: Gabinete do Vice-Prefeito; 

9º: Secretaria de Planejamento; 

8º: Secretaria de Obras e Infraestrutura;

7º: Secretaria de Obras e Infraestrutura;

6º: Secretaria de Obras e Infraestrutura;

5º: Secretaria de Segurança; 

4º: Secretaria de Segurança; 

3º: Parte do Gabinete do Prefeito, além de refeitório com 50 lugares e terraço com 32 lugares. Neste andar, atualmente funciona o canteiro de obras;

2º: Gabinete da Causa Animal, sede da Guarda Municipal, almoxarifado, apoio ao prédio, apoio da Procempa e vestiários;

Térreo: Junta de Serviço Militar e Protocolo Administrativo ou Procon (ainda está sendo avaliado qual dos dois).


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