Centro de Monitoramento aponta alto risco de enchentes no Rio, MG e ES nos próximos 7 dias

Centro de Monitoramento aponta alto risco de enchentes no Rio, MG e ES nos próximos 7 dias

Em Petrópolis, as chuvas que já mataram mais de 30 pessoas, vão voltar nesta quarta e há chance moderada de novos deslizamentos

R7

publicidade

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, considera alto o risco de novas enchentes nesta quarta-feira e pelos próximos sete dias nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A região serrana de Petrópolis, município devastado pelas fortes chuvas que começaram na terça-feira e que já fizeram pelo menos 36 mortos, aparece com risco moderado de novos deslizamentos.

O órgão aponta elevadas chances de alagamentos por causa das chuvas no norte e noroeste do Rio, no norte e na Zona da Mata de Minas Gerais e nas áreas do centro e sul do Espírito Santo.

Segundo o Cemaden, as enchentes podem ocorrer "devido aos acumulados preexistentes, que aumentaram a umidade do solo e à previsão meteorológica de continuidade da chuva, com pancadas ao longo do dia que podem ocorrer com forte intensidade".

O órgão acrescenta que a chuva não é passageira e deve se estender pelos próximos sete dias, "causando um acumulado médio nas bacias acima do normal histórico para o período".

Os rios que serão mais sobrecarregados serão São Francisco, Pomba (ambos em Minas) e o Muriaé (Rio).

Em Petrópolis, o Cemaden diz que a previsão é de pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ocorrer com forte intensidade em alguns momentos, "podendo deflagrar deslizamentos pontuais a esparsos, especialmente nas regiões de serra ou densamente urbanizadas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895