Centro especializado em arritmias da Santa Casa começa a atender pacientes na próxima segunda-feira

Centro especializado em arritmias da Santa Casa começa a atender pacientes na próxima segunda-feira

Referência nacional e internacional, local terá consultas por convênio, particular e SUS

Cláudio Isaías

Centro Internacional de Arritmias - Instituto Josep Brugada foi inaugurado nesta sexta-feira

publicidade

Com espaço de 320 metros quadrados, o Centro Internacional de Arritmias - Instituto Josep Brugada, localizado no Hospital São Francisco, começa na próxima segunda-feira o atendimento de pacientes de convênios, particulares e os internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

A inauguração do centro, realizada nesta sexta-feira, contou com as presenças do médico espanhol Josep Brugada, do diretor médico do São Francisco, Fernando Lucchese, do chefe médico responsável pelo Centro, Carlos Kalil, e do provedor em exercício da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Vladimir Giacomuzzi. Segundo Lucchese, o cardiologista passará a integrar o corpo clínico da Santa Casa de Porto Alegre, onde periodicamente realizará procedimentos em pacientes.

Brugada, juntamente com seus dois irmãos, é responsável pela descoberta da "Síndrome de Brugada", condição rara e grave de arritmia que pode causar a morte súbita. O médico espanhol destacou o empenho dos profissionais da Santa Casa, principalmente dos médicos Fernando Lucchese e Carlos Kalil, em tornar o centro em uma realidade. "A cardiologia e a eletrofisiologia passaram por transformações espetaculares nos últimos anos com avanços impressionantes na maneira de diagnosticar e tratar os pacientes. Hoje, somos capazes de oferecer tratamento curativos para a maioria dos pacientes com arritmias", ressaltou.

O Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada terá todos os tipos de diagnósticos, gerenciamento e tratamento de arritmias. "O formato do nosso centro será único no país porque em um mesmo espaço serão oferecidos terapias por drogas (medicamentos), por aparelhos (marcapasso, desfibrilador) e por ablação por cateter (interrupção da arritmia com a colocação de cateter), além de um pronto atendimento 24 horas, ou seja, um suporte totalmente integrado para todas as necessidades relativas ao controle das arritmias” destacou Lucchese.

A atuação internacional se dará devido ao contrato assinado no início de maio com Josep Brugada, cardiologista espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada - uma arritmia hereditária que tem prevalência em homens jovens e pode causar morte súbita –, e que coloca o Instituto Brugada como parceiro no desenvolvimento das atividades médicas do Hospital São Francisco.

O especialista espanhol passará a integrar o corpo clínico da instituição, e segundo Lucchese,  a sua atuação vai tornar o centro referência no tratamento de fibrilação atrial e arritmias complexas. "Estaremos aptos a receber médicos do Brasil e da América do Sul na para serem capacitados nestas áreas pelo Instituto Brugada”, acrescentou.

O treinamento dos médicos será conduzido pela equipe do médico Carlos Kalil, referência brasileira em eletrofisiologia. Um dos tipos de arritmia com maior prevalência é a fibrilação atrial, atingindo 2,5% da população mundial, o que equivale a cerca de 175 milhões de pessoas. No Brasil, a estimativa é que 1,5 milhão de pessoas tenham esta condição. A doença é caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios do coração, sendo mais comum em pessoas de idade avançada.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895