Cerimônia atípica marca abertura da Semana Farroupilha 2020 em Porto Alegre

Cerimônia atípica marca abertura da Semana Farroupilha 2020 em Porto Alegre

Pela primeira vez na história, os festejos serão celebrados de forma remota e com a participação virtual dos gaúchos

Jessica Hübler

Festejos da Semana Farroupilha 2020 Virtual - Universo Gaúcho foram abertos neste domingo

publicidade

Uma cerimônia atípica marcou a abertura da Semana Farroupilha 2020 Virtual - Universo Gaúcho, que iniciou oficialmente no início da tarde deste domingo e segue até 20 de setembro. Pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, os festejos farroupilhas serão celebrados de forma remota, contando com a participação virtual dos gaúchos. Mesmo sem os piquetes no Parque Harmonia, a programação voltada à cultura gaúcha será intensa.

Durante a cerimônia, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Gilda Galeazzi, agradeceu a todos que ajudaram a construir o estúdio de onde serão transmitidas as atividades da Semana Farroupilha.

"Esse amor pelo Rio Grande fez com que nós nesse momento, estando aqui virtualmente, possamos estar passando para a juventude, para as crianças e para os mais experientes tudo o que o MTG fez nesses 53 anos de existência", destacou.

Além disso, Gilda reforçou que no dia 20 de setembro a comemoração será diferente, cada um na sua casa. A tradicionalista Sandra Abech, patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre 2020, definiu o evento como "um momento de reflexão".

"A palavra-chave para nós é saudade, sentimos saudade das pessoas, do nosso contato físico, mas como temos uma garra e um sangue farrapo, vamos superar toda essa situação que não gostaríamos que estivesse acontecendo. Não podemos deixar que jamais, em qualquer lugar do mundo, a nossa chama interna e o amor pela tradição venha a enfraquecer", ressaltou.

A subsecretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Gabriella Meindrad, enfatizou a importância da força das mulheres, principalmente na realização do evento deste ano e também pontuou a temática "Gaúchos sem Fronteiras" para os festejos.

"Que esses gaúchos sem fronteiras consigam seguir inspirando muitas pessoas e ajudem a formar a nossa cultura cada vez mais forte", disse. O Adido Cultural do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas Estadual, César Oliveira, agradeceu principalmente à Prefeitura de Porto Alegre por ter "topado o desafio". "Estamos ultrapassando literalmente todas as fronteiras, mas no ano que vem estaremos no paraíso da Semana Farroupilha, estaremos aqui, no paraíso de cultura do nosso Rio Grande", assinalou.

O presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas do município de Porto Alegre, Giovani Tubino, agradeceu à sensatez dos acampados, pela não realização presencial do acampamento farroupilha e também à sensibilidade do prefeito Nelson Marchezan Júnior.

"A Prefeitura vai fazer o possível para que tenhamos uma ótima Semana Farroupilha Virtual. Todas as pedras no caminho consolidaram o sucesso que temos hoje, que tenhamos a melhor Semana Farroupilha, que seja um evento grandioso até 20 de setembro", afirmou.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895