Cerimônia em Porto Alegre marca os 77 anos da Tomada de Monte Castelo

Cerimônia em Porto Alegre marca os 77 anos da Tomada de Monte Castelo

Evento teve a participação de três combatentes contra as forças alemãs

Felipe Nabinger

publicidade

Em um momento em que se teme uma nova grande guerra após a invasão de tropas russas à Ucrânia, veteranos da Segunda Guerra Mundial foram lembrados em cerimônia realizada pelo Comando Militar do Sul (CMS), nesta sexta-feira, em Porto Alegre. Alusivo aos 77 anos da operação exitosa da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocorrida em 21 de fevereiro de 1945, na Itália, o evento teve a participação de três pracinhas. O tenente Oudinot Vilardino, 96, o tenente Luiz Alves de Souza, 98, e o capitão Elmo Diniz, 100, foram combatentes contra as forças alemãs.

“Completamos aniversário de mais um episódio de heroísmo e bravura. Monte Castelo foi, das nossas vitórias, a mais importante. Prestamos nosso reconhecimento a esses combatentes que honraram o Brasil lutando contra o nazifascismo”, disse o comandante militar do sul, general Valério Stumpf Trindade. O comandante também destacou a promoção para General de Brigada do coronel Marcelo Lorenzini Zucco. Ele deixa, no mês que vem, o comando do 3º Grupamento Logístico, assumindo a nova função na 1ª Brigada de Infantaria de Selva de Boa Vista, em Roraima.

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, encaminhou nota, lida durante a cerimônia. “Ao comemorarmos essa data, reverenciamos quase 25 mil brasileiros que lutaram contra ideologias totalitárias. Os pracinhas jamais serão esquecidos por sua luta pela democracia”, trazia o texto.

Na ocasião foi feita a entrega da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, contando com o veterano capitão Elmo Diniz, à cardiologista da Policlínica Militar de Porto Alegre, capitã Fernanda Dotta Duquia, ao assessor de Comunicação Social da 3ª Região Militar, tenente-coronel Alexandre Lins Mendes Lobo, e ao oficial de Operações da 3ª Região Militar, coronel Marcus Antônio Rodrigues Junior. A honraria visa homenagear pessoas físicas e jurídicas, que tenham prestado significativos serviços à FEB, ou que venham a prestar relevantes serviços à Associação ou à classe por ela assistida.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895