Chama Crioula é acesa no Parque Harmonia e dá início aos Festejos Farroupilha

Chama Crioula é acesa no Parque Harmonia e dá início aos Festejos Farroupilha

Ato marcou também o início das apresentações artísticas que serão realizadas no local e terão transmissão on-line

Sidney de Jesus

Os Festejos Farroupilha de 2021 têm como tema “Caminhos de Anita”, em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi

publicidade

O Parque Harmonia foi palco, na tarde desta segunda-feira, do acendimento da Chama Crioula. O ato marcou a abertura oficial dos Festejos Farroupilha e das apresentações artísticas que serão realizadas no local e terão transmissão on-line entre os dias 13 e 20 de setembro, em razão da não realização do Acampamento Farroupilha, devido à pandemia.

Conduzida por um grupo de 15 cavalarianos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a centelha da Chama Crioula chegou ao Parque Harmonia por volta das 18h, vinda da 1ª Região Tradicionalista, na zona Sul da Capital, onde estava sendo guardada 24h por dia pelos Guardiões da Chama. “É um orgulho conduzir essa chama que vai aquecer o coração dos gaúchos na Semana Farroupilha”, disse o tradicionalista e militar da reserva, Vilson Oberdan Cantine, de 66 anos, que carregou a Chama Crioula ao Parque Harmonia.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito em exercício de Porto Alegre Ricardo Gomes e representantes de entidades do tradicionalismo gaúcho, a centelha da Chama foi acesa pela patrona dos Festejos Farroupilhas deste ano, Liliana Cardoso e pelo prefeito, abrindo oficialmente a Semana Farroupilha na cidade. “É uma Semana Farroupilha de Porto Alegre virtual, que adentra tantos ranchos dos mais longínquos pagos da cidade e também do Rio Grande do Sul. A Chama Crioula representa aqui, no Parque Harmonia, no coração do centro de Porto Alegre, a cultura gaúcha e a identidade regional, tanto da cidade como do campo”, afirmou emocionada a patrona dos Festejos Farroupilhas Liliana Cardoso, ao acender Chama no local.

O prefeito em exercício Ricardo Gomes destacou a importância da realização dos festejos da Semana Farroupilha, mesmo sem o tradicional Acampamento montado todos os anos no Parque Harmonia. “Não poderíamos deixar de celebrar essa tradição que construiu a nossa cultura de geração para geração. A tradição é entregar na mão do próximo o que recebemos. É isso que o gaúcho faz há séculos”, ressaltou o prefeito, lembrando que o Parque Harmonia vai passar por uma transformação com a concessão do espaço para gestão da concessionária Gam3 Parks. “O Parque será referencial no futuro contando a nossa história para o mundo”, enfatizou.

“É um novo tempo. Não podemos fazer aglomerações. É tempo de mostrar para o mundo nossa cultura pelas redes sociais”, afirmou o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, o músico Elton Saldanha, que destacou ainda que “no ano que vem a Semana Farroupilha será maior festa de folclore do mundo”.

A Chama Crioula é o símbolo dos Festejos Farroupilhas. É o orgulho das nossas tradições gaúchas”, afirmou o vice-presidente daFundação Cultural Gaúcha do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG),Paulo Matukait.

O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt destacou a participação de artistas nos Festejos Farroupilhas de 2021. Segundo ele, os shows transmitidos de forma on line serão importantes para que todos os tradicionalistas possam vivenciar a cultura gaúcha. “O Parque Harmonia é o coração da cultura e tradição gaúcha. Neste momento de pandemia mais de 50 artistas vão levar a sua arte para os gaúchos e para o mundo através da internet”, ressaltou. Ainda durante o evento de abertura dos Festejos Farroupilhas, foi apresentada num telão uma websérie sobre a origem e o significado da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. A Chama sairá do Parque Harmonia para o Palácio Piratini, na quarta-feira, 14 de setembro, quando o governador Eduardo Leite abrirá a Semana Farroupilha.

Os Festejos Farroupilha de 2021 têm como tema “Caminhos de Anita”, em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi, mulher que lutou na revolução Farroupilha e se tornou um dos principais símbolos femininos do Brasil.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895