Chama crioula chega ao Palácio Piratini e Semana Farroupilha é oficialmente aberta
capa

Chama crioula chega ao Palácio Piratini e Semana Farroupilha é oficialmente aberta

Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, acendeu o candeeiro crioulo

Por
Cláudio Isaías

Ato no Palácio Piratini marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.

publicidade

O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu no sábado um dos símbolos do tradicionalismo gaúcho: a Chama Crioula que percorreu o Estado. Durante a solenidade no Palácio Piratini, que teve a presença de integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ele acendeu o candeeiro. O ato marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.

Além da sede do Poder Executivo, a Chama Crioula foi distribuída na Assembleia Legislativa, Brigada Militar, prefeitura de Porto Alegre, Polícia Civil e o encerramento da atividade ocorreu na loja Maçônica, na avenida João Pessoa, no bairro Azenha. Ranolfo recebeu a Chama Crioula dos cavalarianos Sentinelas da Chama da 1ª Região Tradicionalista. A cerimônia foi acompanhada por cerca de 25 cavalarianos, que cumpriram o rito de carregar a centelha, este ano, por 462 quilômetros, distância entre o município de Tenente Portela, no Noroeste do Rio Grande do Sul, até Porto Alegre. A iniciativa acontece desde 1947, espalhando a Chama Crioula pelas 30 regiões tradicionalistas do Estado.

"A chama atravessou o Estado mais um vez pelas mãos desses incansáveis cavalarianos. Quero desejar uma excelente Semana Farroupilha a todos os gaúchos. Espero que esse simbolismo todo reacenda a esperança por um Rio Grande melhor", destacou o governador em exercício.

A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, afirmou que estava emocionada em participar de uma solenidade em homenagem a Semana Farroupilha e desejou uma grande festa a todos os gaúchos. A cerimônia contou com a participação do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), desembargador Túlio Martins, e do comandante da Brigada Militar, Mário Ikeda.

No seu discurso, o governador em exercício fez um elogio a família de Paixão Côrtes - a esposa Marina Paixão Côrtes e os filhos Carlos e Ana. Em 2019, a Semana Farroupilha tem como tema a Vida e a Obra de Paixão Côrtes, que morreu no ano passado, aos 91 anos. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, destacou o trajetória do folclorista que foi um dos fundadores do movimento no Estado.

"Podemos vasculhar o dicionário e não encontraremos palavras para descrever tudo o que ele nos deixou. Paixão Côrtes mostrou a todos quem é o gaúcho, e quem é esse ser que habita o Sul do Brasil", acrescentou. Conforme Callegaro, Paixão Côrtes resgatou o orgulho pelo nosso Estado. "Só estamos aqui nesse ato no Palácio Piratini por causa dele", destacou.

No encerramento da solenidade, o patrono dos festejos farroupilhas, César Oliveira, e os músicos Rogério Melo, Érlon Péricles e Lincon Ramos apresentaram a música tema da Semana Farroupilha 2019: "Quem Descobriu o Rio Grande".

A letra do compositor Diego Muller é uma homenagem ao legado de Paixão Côrtes, que, na composição, é chamado de "o Grande Paixão". A Chama Crioula fica no Palácio Piratini até o feriado de 20 de Setembro - ponto alto das comemorações da Semana Farroupilha.

O Acampamento Farroupilha 2019 conta com a participação de mais de 350 entidades entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs). A programação da mais importante festa do tradicionalismo gaúcho conta com uma extensa lista de atividades culturais, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas.

A expectativa da organização do MTG é superar o público do ano passado, que foi de um milhão de visitantes no Parque da Harmonia. A prefeitura de Porto Alegre está presente no local e oferece opções de cultura, lazer e serviços para a população. Através do programa “Turismo de Galpão”, os visitantes têm a oportunidade de participar de oficinas sobre gastronomia gaúcha, chimarrão e churrasco, além de outras atividades. O programa é uma iniciativa da diretoria de Turismo e Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde) em parceria com o MTG.