Chega a oito o número de cavalos com diagnóstico de mormo no RS

Chega a oito o número de cavalos com diagnóstico de mormo no RS

Mais cinco casos foram confirmados na região das Missões

Bibiana Borba/ Rádio Guaíba

publicidade

Mais cinco casos da doença equina mormo foram confirmados nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, todos no município de Santo Antônio das Missões, no Noroeste gaúcho. Assim, chega a oito o número de cavalos com diagnóstico da doença. Mais detalhes sobre o controle do mormo nas propriedades devem ser divulgados até o final da tarde, em nota da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária.

Os três casos anteriores foram registrados em junho em Rolante, no Vale do Paranhana, e, nessa semana, em Alegrete e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Por determinação da legislação sanitária, os animais contaminados pelo mormo devem ser sacrificados. Exames são conduzidos em todos os equinos que tiveram contato com os doentes.

Há outras dezenas de propriedades rurais sob vigilância devido a suspeitas da doença em várias regiões do Estado. O risco de epidemia da doença, aliado à crise financeira, levou pelo menos 120 prefeituras a cancelarem os desfiles da Semana Farroupilha. O mormo é transmitido através de pus; secreção nasal; urina ou fezes de animais contaminados e pode infectar humanos, ainda que raramente.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895