Chove no Distrito Federal após 110 dias de estiagem

Chove no Distrito Federal após 110 dias de estiagem

Retorno das chuvas minimiza efeitos da baixa umidade relativa do ar presente nos últimos dias, quando chegou a ser declarado estado de emergência

Agência Brasil

Estado de emergência é decretado quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 12% por dois dias ou mais

publicidade

Nesta quarta-feira (25), após mais de 110 dias de estiagem, choveu em diversas regiões do Distrito Federal. O retorno das chuvas minimiza os efeitos da baixa umidade relativa do ar presente nos últimos dias, quando chegou a ser declarado estado de emergência.  

Na ocasião, a umidade relativa do ar chegou a ficar em torno de 11%. O estado de emergência é decretado quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 12% por dois dias ou mais. No estado de alerta, os índices devem perdurar por três dias consecutivos entre 12% e 20%. Já no estado de atenção, a umidade se mantém entre 20% e 30% por cinco dias seguidos.

Com a volta da chuva, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal alertou hoje (25) para que as pessoas fiquem atentas ao sistema de alerta de desastres da Defesa Civil. O sistema orienta a população, por meio de mensagem de texto (SMS), quanto aos procedimentos que devem ser adotados em caso de risco de temporais, inundações, alagamentos e deslizamentos de terras, entre outras ocorrências.

"Neste período de chuva, fique atento ao sistema de alertas de Desastres Naturais da Defesa Civil do DF para receber, via SMS, orientações e informações de emergências. Apoio: Secretaria Nacional de Defesa Civil", disse a secretaria por meio de uma rede social.

O sistema, disponível em todo o país, envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. Quem ainda não é cadastrado e deseja se cadastrar, precisa mandar uma mensagem de texto para o número 40199 com CEP de interesse.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895