Chuva é insuficiente e Bagé mantém racionamento

Chuva é insuficiente e Bagé mantém racionamento

Cidade da Campanha é a única no Rio Grande do Sul a seguir com corte de água

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

Chuva afasta risco de racionamento ter seu período aumentado

publicidade

Os 54 milímetros de chuva registrados pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb) até às 14h desta sexta-feira não foram suficientes para suspender o racionamento de água na cidade. Bagé segue como a única cidade gaúcha com racionamento – de 12 horas diárias – que já dura cinco meses.

Segundo a última medição realizada pela ETA, a Barragem da Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, estava 8,5 metros abaixo do normal. A Barragem do Piraí registrava 5,2 metros aquém do nível ideal, e a Barragem Emergencial – a de menor contribuição para o sistema de abastecimento – estava cheia. Conforme o diretor do Daeb, Antônio Kiwal Parera, a chuva sempre é muito bem vinda em situações como essa, mas não resolve o problema.

Parera explicou que repercussão real das precipitações sobre os níveis das barragens só pode ser medida a partir deste sábado."Vamos fazer uma medição pela manhã, mas logicamente essa chuva não será suficiente a não ser que viesse 200 mililitros”, lamenta.

Até agora, o índice acumulado de chuva soma 68 milímetros no mês de junho, enquanto a média histórica do período é de 161 milímetros. Desde março quando choveu 70 milímetros num único dia, não chovia tanto na cidade. A população comemorou a chuva, que afasta, por ora, o risco de o racionamento ter seu período aumentado.

Depois de 20 dias de racionamento, com corte de 16 horas diárias no abastecimento, a cidade de Vacaria, no Nordeste do Estado, anunciou na manhã desta sexta-feira a normalidade do serviço. Em Erechim, o esquema chegou a durar 69 dias, mas se encerrou no início da semana. Conforme a Corsan, foram investidos cerca de R$ 7 milhões em ações para evitar a necessidade de racionamento nas 325 cidades abastecidas pela companhia.

Nos últimos dez dias, o racionamento também foi suspenso em Benjamim Constant do Sul, Centenário, Floriano Peixoto e Ibirapuitã, cidades em que o abastecimento fica a cargo do município.

Bookmark and Share 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895