Chuva diminui pela metade demanda em barragens de Bagé

Chuva diminui pela metade demanda em barragens de Bagé

Volume d'água acumulado em junho chegou a 108 mm, principalmente com últimos temporais

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

Um levantamento realizado pelo Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) nesta terça-feira aponta que o volume acumulado de chuva no município em junho foi de 108 mm, a maior parte entre a quinta-feira da semana passada e a noite de ontem. A Barragem da Sanga Rasa está 6 m abaixo do nível normal, diante dos quase 11 m no final de maio. Já a Barragem do Piraí, que chegou a 6 m abaixo do nível, agora está com 2,60 m abaixo do esperado. A Barragem Emergencial, por sua vez, está com o nível normal.

Por conta da melhora dos últimos dias, começou hoje o novo horário de racionamento de água no município, que passou de 15 para 14 horas diárias. A medida será mantida ao menos até a próxima segunda-feira, quando os técnicos do Daeb avaliam novamente a situação das barragens e a possibilidade de uma nova redução no período de racionamento.

Conforme o diretor do Daeb, Kiwal Parera, é importante estabelecer um equilíbrio entre a quantidade de água que será distribuída à população e a necessidade de manter as reservas para garantir o abastecimento no período de verão. Parera lembra que a água das últimas chuvas ainda está descendo das encostas e há previsão de novas precipitações na quinta-feira. Com o novo horário de racionamento, os moradores da zona Oeste da cidade ficam sem água das 13h às 3h e os da zona Leste, das 3h às 17h, diariamente.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895