Chuva forte causa transtornos no interior do Rio Grande do Sul

Chuva forte causa transtornos no interior do Rio Grande do Sul

Área central de Nova Bassano, no Nordeste do Estado, ficou alagada

Correio do Povo

Área central de Nova Bassano, no Nordeste do Estado, ficou alagada

publicidade

* Com informações do repórter Agostinho Piovesan

Uma forte chuva atingiu municípios das regiões do Planalto, Central e Nordeste do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. A precipitação começou ainda pela manhã e se estendeu com força até perto do meio-dia em algumas localidades. A precipitação provocou alagamentos, entupimento de bueiros, problemas na tubulação de água e deslizamento de terra.

Em Vanini, no Planalto, ruas ficaram alagadas e estradas do interior do município registraram deslizamentos. Na parte baixa da cidade, casas foram invadidas pela água, causando prejuízos e transtornos. Em pouco tempo, relatam moradores, a parte central da cidade foi toda tomada pela água. Segundo a prefeitura da cidade, pontes, pontilhões, no leito das estradas e lavouras foram afetadas.



Na zona rural máquinas da prefeitura trabalharam durante o dia na desobstrução de estradas de chão e limpeza de bueiros e pontilhões. O prefeito Flávio Gabriel da Silva solicitou “paciência” aos moradores afetados. Uma equipe da Defesa Civil iniciou um levantamento a fim de quantificar as perdas.

Em Casca, também no Planalto, a chuva mais intensa caiu por volta das 11h. As áreas mais afastadas do município foram as mais afetadas, com vias alagadas e deslizamento de pedras e terra. Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Edevaldo Kuiava, equipes da secretaria de obras trabalhavam para desobstruir as vias. A Prefeitura, até o momento, não tinha o registro de desabrigados ou desalojados.



Foto: Leonir Smolarek / Divulgação / CP


No Nordeste do Estado, a área central da cidade de Nova Bassano ficou alagada. Em razão da chuva, a tubulação rompeu e a água invadiu a praça central. A assessora de comunicação da prefeitura, Tamara Marzzaro, explicou que duas retroescavadeiras foram utilizadas para realizar o reparo. A equipe da secretaria de obras, ao abrir o local, foi surpreendida com uma tora de madeira, que estava no interior da tubulação ocasionando a evasão da água.

Na região central, Santa Maria foi atingida por uma chuva torrencial, que provocou prejuízos em diversas regiões da cidade.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895