Chuva intensa gera acumulados perto da média de todo o mês no RS

Chuva intensa gera acumulados perto da média de todo o mês no RS

São Luiz Gonzaga foi localidade com mais precipitação, totalizando 145,8 milímetros

Correio do Povo

Porto Alegre também teve alagamentos com 111 milímetros de precipitação

publicidade

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, desde terça-feira, geraram acumulados acima de 100 milímetros em ao menos seis municípios, conforme boletim das 17h publicado pela Defesa Civil. A quantidade de precipitação para dois dias ficou perto da média de todo o mês de julho em diversos pontos.

Conforme a Defesa Civil, o município com maiores acumulados foi São Luiz Gonzaga, com 145,8 milímetros. O número fica acima da média para a cidade, com registros históricos de 130 milímetros no mês de julho. Porto Alegre veio a seguir, com 111 milímetros. A Capital apresenta média de 141 milímetros.

Apesar da chuva intensa, o monitoramento das bacias dos três principais rios do Estado não indica riscos imediatos de transbordamentos. Caí, Uruguai e Taquari tinham indicadores normais em seus diversos pontos de medição.

Transbordamentos locais, contudo, ocorreram. Em Caibaté, o Arroio Urucua causou enxurrada que causou danos em cinco residências. Santa Maria teve alagamentos em dois bairros. Em Santa Cruz do Sul, o rio Pardinho chegou a preocupar com elevação de 7,4 metros, mas começou a se estabilizar no fim da tarde. Em Sapucaia do Sul, a ERS 118 teve desmoronamento da cabeceira de ponte sobre o Arroio Sapucaia.

Alerta desfeito na Capital

Em Porto Alegre, a Defesa Civil encerrou o alerta emitido na segunda-feira, mas seguirá em alerta. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta quinta-feira, a previsão é de 6 milímetros de chuva distribuídos ao longo do dia, até as 18h.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895