Chuva provoca alagamentos e retirada de três famílias em Porto Alegre

Chuva provoca alagamentos e retirada de três famílias em Porto Alegre

Falta de energia elétrica deixou bairros sem abastecimento de água pela cidade

Luiz Felipe Mello

Queda de galho de árvore interrompeu trânsito na avenida Otávio Rocha, no Centro de Porto Alegre

publicidade

A forte chuva registrada durante a madrugada e parte da manhã desta segunda-feira causou estragos importantes no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. Por conta da intensidade do temporal, o Arroio Passo das Pedras teve cheia e as águas atingiram as casas de três famílias que moram na região. Conforme a Defesa Civil, o acúmulo de lixo teria contribuído para a dificuldade de escoamento, ocasionando o alagamento das residências, localizadas entre a rua Abaeté e a avenida Sarandi. 

Em outro local da cidade, na Cefer II, houve o desmoronamento de um muro e a queda de uma laje. Não há relato de feridos e o caso deverá ser avaliado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. Já no Centro Histórico, a caixa d'água de um prédio rachou, alagando alguns apartamentos. 

Em diversas regiões da cidade, o trânsito de carros ficou prejudicado por conta dos alagamentos. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ao menos dez áreas tiveram acúmulo de água nas primeiras horas da manhã. A Defesa Civil atendeu em torno de 20 ocorrências de alagamentos na zona Norte em razão do transbordamento de arroios da região e o Departamento Municipal de Água e Esgostos (Dmae) teve de ser acionado de forma emergencial para atuar nos pontos mais críticos. 

A chuva de hoje também causou falta de energia elétrica em Porto Alegre, o que acabou afetando a Estação de Tratamento de Água. Dessa forma, 12 bairros correm o risco de ficar sem água em algum período do dia. Estes locais são: Cristal (parte), Vila Assunção, Tristeza, Camaquã (parte), Vila Conceição, Pedra Redonda, Jardim Isabel, Ipanema, Espirito Santo, Guarujá, Ponta Grossa (parte), Serraria (parte) e Sétimo Céu.

O mesmo problema de falta de energia atingiu a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Luzitana, no bairro Higienópolis, que causa falta de água aos bairros: Auxiliadora (parte), Boa Vista, Higienópolis, Passo d’Areia e São João. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24h choveu 59.4 milímetros. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895