Chuvas deixam mais de 31 mil desabrigados no sul da Bahia

Chuvas deixam mais de 31 mil desabrigados no sul da Bahia

Dados da Defesa Civil revelam ainda que cem cidades decretaram estado de emergência e que foram registrados 20 óbitos

R7

Chuvas castigam a Bahia nos últimos dias

publicidade

O número de pessoas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia nos últimos dias subiu de 430 mil para 470 mil, segundo balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (27) pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil) do estado. Entre os afetados, o número de desabrigados praticamente dobrou em poucas horas, passando de 16 mil, no domingo (26), para 31.405 nesta segunda. Já o número de desalojados é de 31.391.

Outro dado atualizado foi o de municípios afetados: 116. As cidades que decretaram situação de emergência agora chegam a cem, superando as 72 do balanço anterior.

Os alagamentos e desabamentos decorrentes das fortes chuvas continuam provocando vítimas. Nesta segunda, o total de óbitos chegou a 20 com a confirmação da morte de Felipe Duarte Garcia, de 21 anos, levado pela correnteza, e de Maria das Neves Souza dos Santos, de 33 anos, vítima de um desabamento na casa onde morava.

Ambos os casos são de Itabuna, uma das cidades mais afetadas pela chuvas e onde o rio Cachoeira transbordou. De acordo com a Defesa Civil, só no sábado choveu 135 milímetros na cidade. Para se ter uma ideia da quantidade de água, a média para o mês todo é de 180. No domingo a chuva não parou e o nível do rio subiu mais meio metro. O resultado: casas debaixo d'água e ruas completamente alagadas. E eram esperadas mais chuvas na tarde desta segunda-feira no município.

As mortes foram registradas em: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2). Além das mortes, foram registrados 358 feridos em todo o estado.

O governador do estado, Rui Costa (PT), enfatizou nesta segunda a necessidade de as pessoas que moram em áreas de risco irem a locais mais seguros e pediu que as prefeituras façam o cadastro da população desabrigada, para facilitar o direcionamento da ajuda que chega para essas pessoas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895