Cientistas temem aumento das secas em todo o Brasil

Cientistas temem aumento das secas em todo o Brasil

Climatologista aponta períodos inéditos sem chuvas nas grandes regiões

AE

Climatologista aponta períodos inéditos sem chuvas nas grandes regiões

publicidade

O recrudescimento dos episódios de escassez de chuva em todo o Brasil é acompanhado por cientistas, como o climatologista Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). "No Nordeste, onde sempre houve seca, a situação se tornou mais crítica; e, agora, há eventos de seca mais frequentes até na Amazônia." A grande seca do Nordeste, que começou em 2013 e só agora começa a ceder, é a mais longa e mais intensa já registrada na região desde o início das medições, segundo Nobre.

A seca ocorrida no Sudeste, entre 2014 e 2015, com impacto severo nos reservatórios de água, também é a maior e mais abrangente já ocorrida na região. E até o norte do Espírito Santo, onde raramente havia seca, registra eventos recorrentes desde 2013.

"Na Amazônia, onde as secas não eram comuns, onde se registrava um episódio a cada 15 anos, a escassez de chuva se intensificou", explica Nobre. "De repente, foram três grandes secas (2005, 2010 e 2015/6) em apenas 11 anos. Podemos estar perto de um ponto de ruptura, em que a estação seca se torna a mais longa", observa.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895