Cinco dias após queda de ponte, prefeito decreta emergência em Jaguari

Cinco dias após queda de ponte, prefeito decreta emergência em Jaguari

João Mário Cristofari diz que acidente prejudicou trânsito de pedestres, transporte e prestação de serviços

Rádio Guaíba

Cinco dias após queda de ponte, prefeito oficializa decreto de emergência em Jaguari

publicidade

O prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari (PMDB), assinou nesta sexta-feira o decreto de situação de emergência em função da queda parcial da ponte Júlio de Castilhos, sobre o rio Jaguari, ocorrida no domingo passado. Caso seja homologado pela Defesa Civil Estadual, o decreto vai permitir que o município solicite ajuda financeira para reformar a ponte ou construir uma travessia nova entre o Centro e os bairros da zona Oeste da cidade.

Ele também adverte, no decreto, que a ponte é o acesso principal à região centro-oeste do Estado e à Capital, e o único logradouro público que serve de ligação entre a zona central da cidade e o Segundo e Terceiro Distritos, situados à margem direita do rio Jaguari. Cristofari salienta, ainda, que a queda da ponte prejudicou o trânsito de pedestres, o transporte particular, escolar, coletivo e de cargas, além de dificultar a prestação de serviços públicos com o uso de veículos e de máquinas da prefeitura. Para chegar à zona Oeste, é preciso que esses equipamentos percorram, através da BR 287, um trajeto nove quilômetros maior.

Para 2,4 mil clientes da Corsan, o abastecimento de água só deve se normalizar no fim de semana, também em função do acidente. O trabalho de canalização segue sendo refeito a partir da linha da viação férrea. Até lá, o abastecimento da comunidade afetada depende de caminhões-pipa. A rede de água que abastecia o local era conduzida através da ponte e, com o acidente, os dutos se romperam.

No domingo, um caminhão bitrem carregado com soja derrubou parte da ponte, de 116 anos. O veículo ficou pendurado na parte que restou, até quarta-feira, quando foi retirado pelo Exército. Uma picape Saveiro que caiu da ponte também foi removida das águas no mesmo dia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895