CMS celebra Dia do Exército com entrega de medalhas e desfile

CMS celebra Dia do Exército com entrega de medalhas e desfile

Evento foi realizado na sede do 3° Regimento de Cavalaria de Guarda, no bairro Partenon, em Porto Alegre

Felipe Nabinger

Medalhas foram entregues no evento que celebrou o Dia do Exército

publicidade

Como forma de marcar o Dia do Exército, celebrado no dia 19 de abril, o Comando Militar do Sul (CMS) realizou solenidade que contou com entrega de medalhas e diplomas a diversas autoridades militares e civis. O evento, realizado na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), no bairro Partenon, em Porto Alegre, contou também o desfile de tropas e viaturas do Exército no Estado. A data foi marcante para o chefe do CMS, o general Valério Stumpf Trindade, que pela última vez comandou a cerimônia no Estado.

“Para mim é uma emoção muito grande. Em breve estarei em Brasília, tenho orgulho muito grande de ter estado no comando do CMS”, conta. No dia 13 de maio, Stumpf deixa o CMS e assume como chefe do Estado-Maior do Exército (EME). “Trabalhamos com continuidade. Coloquei mais um tijolinho para deixar o CMS um pouquinho melhor do que era, mas dando sequência ao trabalho dos que me antecederam”, comentou quando questionado acerca do legado que deixa.

A data em que é celebrado o Dia do Exército remete aos 374 anos da primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida neste dia em 1648. A vitória os holandeses que ocupavam Pernambuco foi o prelúdio da construção da identidade do Brasil, que contou na defesa do seu território com uma ação conjunta de europeus, africanos e indígenas. “Hoje a gente marca o aniversário do Exército, formado na Batalha dos Guararapes e que participou de toda a história do Brasil. Temos muito orgulho do trabalho que nossos antepassados nos legaram e temos o desafio de dar continuidade”, afirmou o comandante.

Foram entregues medalhas de quatro categorias pelo general Stumpf, acompanhado do Comandante da 3ª Região Militar, general Carlos Alberto Dahmer, e do chefe do Estado-Maior do CMS, general Ricardo Troviso: Medalha Exército Brasileiro, Medalha Ordem do Mérito Militar, Medalha Soldado do Silêncio e Medalha Corpo de Tropa. Ainda houve a entrega do Diploma Colaborador Emérito para pessoas e entidades. As medalhas distinguem cidadãos e instituições integrantes das Forças Armadas que tenham trabalhado em prol da preservação e divulgação do trabalho do Exército Brasileiro, além de militares destacados pelos serviços prestados.

Entre os civis agraciados, estavam o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Ricardo Teixeira do Valle Pereira, a desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, o superintendente regional da Polícia Federal no Estado, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues, o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Estado, Francisco Moesch, o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Arthur Lemos, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira, o desembargador do TRF4 Leandro Paulsen, e a ex-chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor, entre outros.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895