Comércio poderá abrir neste Feriado de Tiradentes em Porto Alegre

Comércio poderá abrir neste Feriado de Tiradentes em Porto Alegre

Horário do transporte público pode sofrer alterações nesta quarta-feira

Jessica Hübler

Sindilojas confirmou que o comércio poderá funcionar neste feriado

publicidade

Neste feriado de Tiradentes, comemorado nesta quarta-feira, 21 de abril, o comércio, de modo geral, deve funcionar normalmente, de acordo com as definições de trabalho das categorias, informou o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas).

O mesmo vale para os supermercados, pois, segundo o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), a maioria das lojas devem funcionar normalmente.

No comércio não essencial, de acordo com o Sindilojas, a abertura das lojas será permitida das 5h às 20h, com atendimento ao público, distanciamento entre os presentes no local, ocupação máxima de uma pessoa a cada 8m² de área e uso de máscara. Para telentrega não há restrição de horários.

Já para o comércio essencial há permissão para telentrega e a abertura das lojas sem restrição de horários, com distanciamento, ocupação máxima de uma pessoa a cada 8m² de área e com o uso de máscara. Em ambos os casos, a entidade recomenda horário preferencial para atendimento a quem pertence a grupo de risco.

O funcionamento de alguns serviços e dos horários do transporte coletivo terão alterações em Porto Alegre. Os bancos, as unidades dos Correios e as lotéricas devem estar fechados. Os ônibus e os trens deverão seguir os horários previstos nas tabelas de feriado com intervalos maiores entre as viagens.

Bancos, serviços e Saúde

Com relação às agências bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá funcionamento por se tratar de um feriado nacional. As áreas de autoatendimento permanecem disponíveis para os clientes e também os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

A Febraban reforçou que as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira, dia 22.

Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuam em regime de plantão no feriado de Tiradentes. Os serviços retomam o funcionamento normal na quinta-feira, dia 22. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. A unidade do Sine Municipal estará fechada.

Os prontos atendimentos e hospitais do Município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.

Como fica os serviços neste feriado 

  • Bancos, correios e lotéricas: fechados
  • Comércio não essencial: a maioria das lojas deve funcionar normalmente
  • Mercados e supermercados: a maioria das lojas deve funcionar normalmente
  • Ônibus e trens: horários alterados conforme tabela de feriados
  • Serviços municipais essenciais: funcionam em regime de plantão
  • Sine Municipal: fechado
  • Pronto atendimentos e hospitais da Capital: permanecem abertos 24h
  • Samu: pode ser acionado pelo 192

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895