Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

Estabelecimentos que tiverem acordo coletivo poderão ter jornadas de 6 a 8 horas para os funcionários

Jessica Hübler

Comércio de rua possui autonomia para estabelecer os horários de abertura e fechamento no feriado

publicidade

Em Porto Alegre e em diversas outras cidades do Rio Grande do Sul o feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado na terça-feira, dia 2 de fevereiro, poderá provocar alteração no funcionamento de alguns serviços. Na Capital, o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas Porto Alegre) informou que os estabelecimentos que tiverem firmado acordo coletivo de trabalho poderão abrir, com jornada de 6 a 8 horas para os funcionários.

Ainda segundo o Sindilojas, o comércio de rua possui autonomia para estabelecer os horários de abertura e fechamento. Já as lojas localizadas em shoppings, galerias e centros comerciais devem seguir as regras destes empreendimentos. As lojas dos shoppings têm abertura opcional durante a tarde, enquanto as praças de alimentação devem permanecer funcionando entre 11h e 22h. 

O presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), João Francisco Micelli Vieira, informou que, por se tratar de um feriado municipal, os supermercados da cidade devem funcionar normalmente.

Veja Também

As agências bancárias, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), estarão fechadas. "Os bancos não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais. As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros", detalhou a entidade.

Com relação ao funcionamento das lotéricas, conforme o presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado do Rio Grande do Sul (Sincoergs), Marco Antonio Kalikowski, a decisão é de cada empresário.

"Acredito que os lotéricos de Porto Alegre estarão com as portas fechadas, mas é importante informar para o público que pretende pagar contas com vencimento no dia 2 de fevereiro que, quando for pagar na lotérica no dia 3, o sistema não vai aceitar. Então é importante antecipar o pagamento", frisou Kalikowski. 

Com relação aos funcionalismo municipal, a prefeitura de Porto Alegre informou que os serviços essenciais de atendimento à população atuarão em regime de plantão. 

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895