Com 4,8 mil vacinas, Porto Alegre registra grandes filas em quatros locais com Coronavac

Com 4,8 mil vacinas, Porto Alegre registra grandes filas em quatros locais com Coronavac

Capital tem mais de 66 mil pessoas que estouraram o prazo de 28 dias para a segunda dose

Eric Raupp

publicidade

Quatro locais em Porto Alegre registraram na manhã desta quarta-feira um grande movimento em busca da segunda dose da Coronavac contra a Covid-19. As unidades de Santa Marta, no Centro, IAPI, Camaquã, e o drive-thru da PUCRS tiveram filas de pessoas e carros para o encerramento do ciclo de imunização contra a doença. No entanto, a quantidade de imunizantes disponíveis é de 4.890 para esta operação, segundo informações da prefeitura. Além disso, os estoques, mesmo com a recente chegada de remessas, ainda são limitados. 

A retomada da aplicação da segunda dose da Coronavac mobilizou pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio vacinados no dia 8 de abril ou antes. Segundo dados da Vigilância em Saúde da Capital, mais de 66 mil pessoas estouraram o prazo de 28 dias para a segunda dose.

O coordenador do setor, Fernando Ritter, afirmou que a intenção é imunizar este público que está em atraso nos próximos 15 dias. A previsão, porém, ainda é incerta porque depende do envio de vacinas do Instituto Butantan ao Ministério da Saúde, para depois serem repessadas aos estados. 

Na unidade Santa Marta, no Centro, filas se formaram pela Coronavac / Foto: Jonathas Costa / Especial / CP 

Até a manhã desta quarta-feira, de acordo com o Vacinômetro, 396.023 pessoas registradas na Capital receberam a primeira dose, entre Coronavac e AstraZeneca, das quais 203.708 completaram a imunização. Assim, 192.315 precisam da injeção final, considerando os dois fármacos.

Retomada da vacinação

A retomada da imunização para quem já completou os 28 dias da Coronavac é realizada em quatro locais. No drive-thru do estacionamento da PUCRS, o atendimento será até as 17h, sem atendimento para a primeira aplicação. O imunizante estará disponível também nas unidades de saúde IAPI, Santa Marta e Camaquã, a partir das 8h, mas com mesmo horário de encerramento.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá disponibilizar essa estrutura de vacinação até sexta-feira. No momento da imunização é necessário apresentar carteira com registro da primeira dose e documento de identidade com CPF.

Na Unidade Camaquã, pessoas levaram cadeiras para esperar a aplicação / Foto: Guilherme Almeida 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895