Com 75 mil novas doses de AstraZeneca, Porto Alegre vacina em 54 pontos nesta quinta

Com 75 mil novas doses de AstraZeneca, Porto Alegre vacina em 54 pontos nesta quinta

Campanha segue com imunização dos adolescentes com 12 anos ou mais

Cláudio Isaías

publicidade

Com o recebimento de 75 mil novas doses de AstraZeneca, a vacinação contra a Covid-19 segue nesta quinta-feira em 54 locais de Porto Alegre. São oferecidas ao público a primeira dose, a segunda (AstraZeneca, Pfizer e Coronavac) e a dose de reforço. A imunização é feita em adolescentes com 12 anos ou mais no shopping João Pessoa, no Largo Glênio Peres, em 15 farmácias e em 36 unidades de saúde. Na unidade de saúde Assis Brasil, o movimento é tranquilo para a realização da aplicação dos imunizantes contra o coronavírus. No local, estavam sendo oferecidas todas as vacinas. Além dos adolescentes com 12 anos ou mais, os servidores da saúde aplicam a terceira dose em idosos com mais de 60 anos, em profissionais da saúde e em pessoas imunossuprimidas.

O recebimento das 75 mil doses de AstraZeneca atende a uma demanda solicitada pelo governo do Estado em ofício solicitado ao Ministério da Saúde na segunda-feira após alguns municípios terem relatado falta do imunizante para aplicação da segunda dose. O desabastecimento fez com que a Secretaria autorizasse que pessoas vacinadas com primeira dose de AstraZeneca e que estejam com a segunda em atraso, mais do que oito semanas de intervalo, pudessem receber a segunda dose com a vacina da Pfizer. 

No dia 19 de outubro, já havia sido aprovado no Rio Grande do Sul a redução no intervalo entre as duas doses da AstraZeneca, de 12 para oito semanas. Em setembro, o Estado havia recebido 534 mil doses da vacina da AstraZeneca, enquanto em outubro essa quantidade foi de 329 mil. A distribuição desse lote está prevista para ocorrer na próxima semana. Na terça-feira, a secretaria da Saúde realizou a distribuição de 450 mil doses de Pfizer a todos os municípios. Um novo lote com 29.250 doses de Pfizer que chegou na quarta-feira ao Estado deverá ser distribuído aos municípios na próxima semana.

A imunização contra o coronavírus é feita nas unidades de saúde Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza, com atendimento ao público até as 21h.  O "Rolê da Vacina" atende com a unidade móvel os moradores do Loteamento Timbaúva III (em frente ao mercado Mais Economia), no bairro Mario Quintana.

Com relação à segunda dose, as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer até o dia 2 de setembro podem completar o esquema vacinal em todos os pontos de vacinação. Quem tomou AstraZeneca até o dia 2 de setembro tem a opção de receber a segunda dose no shopping João Pessoa e em oito unidades de saúde - Álvaro Difini, Assis Brasil, IAPI, Moab Caldas, Morro Santana, Santa Marta, São Carlos e Tristeza. 

Já quem foi imunizado com a Coronavac até o dia 30 de setembro pode completar o esquema em 15 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Loteamento Timbaúva III e shopping João Pessoa. A dose de reforço estava disponível para os públicos aptos a recebê-la - pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde de todas as idades com a segunda dose até o dia 28 de abril e as pessoas com a imunidade comprometida com esquema vacinal completo até o dia 30 de setembro - em todos os pontos de vacinação da Capital.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895