Com esculturas de animais, Avenida Perimetral é atração para visitantes em Tramandaí

Com esculturas de animais, Avenida Perimetral é atração para visitantes em Tramandaí

Idealizado por Beto Arquiteto, obras visam mostrar a necessidade de preservar os animais nativos e desenvolver a região

Chico Izidro

Intenção é encantar visitantes e auxiliar o local a se desenvolver

publicidade

A Avenida Perimetral, em Tramandaí Sul, é uma rua que faz ligação direta com o Parque da Coruja, arborizada, limpa, e com várias esculturas de animais, que fazem o local ser bastante visitado por turistas. Quem tem realizado o trabalho de desenvolver o local é o morador, Gilberto Souza, conhecido como Beto Arquiteto, que diz que a ideia do lugar é mostrar a necessidade de preservar os animais nativos e de desenvolver o bairro na zona sul do balneário.

Quem entra na avenida em direção ao mar, pode observar as esculturas, desde tartarugas, botos e pinguins. “Este visual do bairro faz com que ele seja um dos mais visitados da cidade. É um forte ponto turístico. Aqui as pessoas sentem o clima da natureza”, diz ele, responsável ainda pela criação do Parque da Coruja, que fica no extremo da avenida, em direção ao mar.  

A mais nova obra na Avenida Perimetral é uma estátua de uma tartaruga marinha de quase 1,5m, projetada por Beto e pelo escultor Mário Saveda. “A obra levou quase 8 meses, e é feita de concreto armado. Todo o material usado nela veio de doações. O custo foi apenas a mão de obra”, relatou ele, que visitou vários estabelecimentos comerciais, como madeireiras, para conseguir os materiais para a escultura. “Nós estamos revitalizando o local”, ressaltou.

Beto conta ainda que além da estátua da tartaruga, os visitantes podem visualizar esculturas de boto, de corujas, de uma concha e a cauda de uma baleia. “A ideia é homenagear os animais do habitat local”, acrescentou ele, que garante estar sempre tendo ideias ecológicas pela preservação do meio-ambiente da região.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895