Com fim do racionamento, Bagé pede responsabilidade no consumo de água

Com fim do racionamento, Bagé pede responsabilidade no consumo de água

População da cidade volta a ter o fornecimento por 24 horas a partir deste sábado

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

A população de Bagé, município da região da Campanha, voltará a ter água durante 24 horas a partir deste sábado, após cerca de oito meses de racionamento por conta da estiagem. Nesta sexta-feira, técnicos do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) trabalham no ajuste dos registros para garantir o serviço, ininterruptamente, em todas as redes da cidade. A normalização só será possível graças às últimas chuvas, que ajudaram a recuperar os níveis das barragens.

Porém, de acordo com o diretor do Daeb, Antônio Kiwal Parera, ainda pode haver alguns transtornos no abastecimento nos primeiros dois ou três dias após o fim do racionamento, em razão da elevação natural do consumo. “Muitas restrições ao uso de água tratada deixam de existir, e poderemos passar de um consumo de 25 milhões de litros de água por dia para mais de 30 milhões”, explica. Por isso, ele que a comunidade mantenha o consumo racional, até a completa normalização do sistema que precisou ser readaptado.

Enquanto vigorou o racionamento de 12 horas diárias, no período de 16 de janeiro até esta sexta-feira, a população da zona Leste recebeu água das 15h às 3h, diariamente, e a da zona Oeste, das 3h às 15h. Conforme o Daeb, mesmo as últimas chuvas tendo permitido a recuperação plena da Barragem do Piraí, a Barragem da Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, ainda está com 2,7 metros abaixo do nível normal. A Barragem Emergencial, a de menor contribuição para o sistema de abastecimento, já estava cheia desde o final do mês passado.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895