Com grande movimento no Largo Glênio Peres, unidade móvel realiza imunização contra a Covid-19

Com grande movimento no Largo Glênio Peres, unidade móvel realiza imunização contra a Covid-19

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência

Cláudio Isaías

publicidade

A movimentação na unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para vacinação contra a Covid-19 foi intensa nesta quinta-feira no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre. As equipes volantes da secretaria aplicaram a primeira dose e a segunda dose da Coronavac, da Pfizer e da AstraZeneca. Além da terceira dose para os idosos com 70 anos ou mais. No ônibus estacionado no Largo Glênio Peres, havia dois pontos de vacinação. No local, também havia adolescentes com 15 anos ou mais que receberam a aplicação da primeira dose e a dose de reforço em imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias e a vacinação de adolescentes acima de 12 anos com comorbidades.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. No caso dos adolescentes com comorbidades, é necessário comprovar a condição - receita, laudo de exame ou relatório médico. O comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até o dia 22 de julho. A segunda dose da Pfizer será aplicada em 19 farmácias parceiras, 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, e dos shoppings João Pessoa, Bourbon Wallig e BarraShoppingSul. Com relação à segunda dose da Coronavac e da AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 19 de agosto (Coronavac) e no dia 8 de julho (AstraZeneca) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. 

Na fila do Largo Glênio Peres para realizar a segunda dose, a comerciária Inês Mesquita, 43 anos, afirmou que todas as pessoas devem se imunizar contra o coronavírus. "Não podemos deixar passar essa oportunidade", ressaltou. O aposentado João Machado Ferreira, 75 anos anos afirmou que mesmo com a dose de reforço vai seguir com todos os protocolos de segurança - uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Já na fila  do shopping João Pessoa, o aposentado Nelson Becker, 75 anos, que estava acompanhado da esposa Zilda, 75 anos, disse que o casal estava muito feliz por ter sido vacinado com a terceira dose do imunizante da Pfizer "O importante é a gente se vacinar e continuar se cuidando", acrescentou Becker. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895