Com grande procura, Porto Alegre vacina contra Covid-19 jovens de 20 anos ou mais

Com grande procura, Porto Alegre vacina contra Covid-19 jovens de 20 anos ou mais

Primeira dose da vacina foi ofertada em 12 unidades de saúde, no Shopping Total e no Bourbon Wallig nesta quinta-feira

Cláudio Isaías

Primeira dose da vacina foi ofertada em 12 unidades de saúde, no Shopping Total e no Bourbon Wallig nesta quinta-feira

publicidade

Com uma grande movimentação nos postos de saúde, Porto Alegre começou a imunizar, nesta quinta-feira, jovens com 20 anos ou mais contra a Covid-19. A circulação das pessoas nas 12 unidades de saúde, no Shopping Total e no Bourbon Wallig para a aplicação da primeira dose começou antes da abertura dos portões, às 8h. No levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), havia 16.240 pessoas para serem imunizadas nessa faixa etária.

No começo da manhã de quinta-feira, não houve o registro de aglomerações para quem foi se imunizar contra o coronavírus. No Centro de Saúde Santa Marta, mais de 50 pessoas estavam na fila. No local, também foi oferecida a segunda dose da AstraZeneca e da Coronavac.

A estudante Sara Naomi dos Santos, 20 anos, disse que estava ansiosa pela vacinação. "Acordei às 5h porque não queria perder de jeito nenhum esse momento", relatou a jovem que mora no bairro Jardim Leopoldina. A jovem vai receber a segunda dose da Pfizer no mês de outubro. Já a estudante Isadora Fantini Rigo, 20 anos, afirmou que estava super emocionada por ter feito a vacina contra a Covid-19. "Graças a Deus estou sendo imunizada. Faltava somente eu na minha família", ressaltou a jovem que disse que vai seguir utilizando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

A movimentação de pessoas também foi intensa no começo da manhã de quinta-feira na unidade de saúde Santa Cecilia e no colégio Júlio de Castilhos - referência para o Centro de Saúde Modelo - tanto para a aplicação da primeira dose quanto da segunda.

A aplicação da primeira dose continuou para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes - que estejam amamentando bebês com até 12 meses.

Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos. A aplicação da segunda dose segue disponível em 12 unidades de saúde e duas farmácias para quem recebeu Astrazeneca há pelo menos dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias.

Já a aplicação da segunda dose da Pfizer segue disponível em quatro unidades de saúde para que recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais. As pessoas podem  também realizar o agendamento pelo aplicativo 156+POA (agendas para as unidades Diretor Pestana, Morro Santana, Nossa Senhora de Belém, Passo das Pedras 1, São Carlos e Tristeza. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

A diretora de Atenção Primária em Saúde da SMS, Caroline Schirmer, ressaltou a importância da população completar o esquema de vacinas. “Somente com as duas doses as pessoas estarão efetivamente protegidas”, acrescentou.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, em 14 de junho, o intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer passou de 21 dias para 12 semanas. Em 12 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu alterar o prazo de 12 para dez semanas, com o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta. Desta forma, quem recebeu a primeira dose entre 14 de junho e 12 de julho deverá, a partir da data que consta na carteirinha de vacinação, antecipar a aplicação da segunda dose em duas semanas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895