Com objetivo de recuperar o Centro, prefeitura inaugura parklet na rua dos Andradas

Com objetivo de recuperar o Centro, prefeitura inaugura parklet na rua dos Andradas

Mais sete espaços devem ser construídos na região

Henrique Massaro

Espaço foi construído pelos proprietários do bar Boteco Histórico

publicidade

 Recuperar o Centro Histórico e torná-lo novamente um local de convivência. Dentro de cerca de um mês, isso pode estar mais perto de ser realidade, pois um total de oito parklets devem estar instalados na rua dos Andradas. O primeiro deles – o segundo de Porto Alegre como um todo -, foi oficialmente lançado na manhã desta segunda-feira. Em frente ao Boteco Histórico, localizado entre as ruas Caldas Júnior e General João Manoel, o espaço foi construído pelos proprietários do bar e fica aberto a todos que passarem pelo local.

“A gente espera que dê uma outra vida para a Andradas”, disse o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti. De acordo com ele, os parklets se somam à região Gasômetro, que, logo no começo da rua, desde que foi revitalizada tem sido muito aderida pelo público, principalmente nos finais de semana.

Ainda conforme Soletti, os sete novos pedidos de parklets já estão em fase final para serem inaugurados dentro de 30 dias. Este foi o segundo parklet inaugurado através do Decreto 19.808, de 2 de agosto de 2017, que trata sobre a "instalação e o uso de extensão temporária das calçadas".

A primeira havia sido feita durante a Semana de Porto Aleger, em 27 de março, na rua Hilário Ribeiro, 292. Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, trata-se de um novo conceito para a Capital e que, além do convívio social, incentiva o embelezamento dos espaços.

De acordo com o proprietário do Boteco Histórico, Valmir Lando, o parklet, que ocupa o espaço de duas vagas de carros, teve um custo de R$ 15 mil, e será um complemento para o movimento do bar e também da rua. Um dos próximos a aderir à iniciativa, aliás, é seu irmão, Ildo Lando, também proprietário de um estabelecimento na rua dos Andradas.

“Porto Alegre vai voltar a ser o que era antigamente”, comentou. Outras cinco estruturas na cidade, nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa, também estão aguardando o Termo de Permissão de Uso. O Grupo de Trabalho de Implantação de Parklets (GTP) envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Parcerias Estratégicas, para análise dos projetos

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895