Com protocolos sanitários, cemitérios de Porto Alegre se adaptam para feriado do Dia de Finados

Com protocolos sanitários, cemitérios de Porto Alegre se adaptam para feriado do Dia de Finados

A maioria optou por realizar cerimônias religiosas virtuais pelas redes sociais e adotar protocolos sanitários para visitação

Felipe Samuel

Além do uso de máscara obrigatório nos cemitérios, os visitantes serão orientados a manter distanciamento

publicidade

Os cemitérios de Porto Alegre terão programação especial na segunda-feira, no feriado do Dia de Finados. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a maioria optou por realizar missas e cerimônias religiosas virtuais pelas redes sociais e adotar protocolos sanitários para visitação, conforme orientação da Associação Sulbrasileira de Cemitérios e Crematórios (Asbrace). Além do uso de máscara obrigatório, os visitantes serão orientados a manter distanciamento.

O objetivo é evitar aglomeração em uma data em que milhares de pessoas se reúnem para cultos religiosos. Com a necessidade de cumprir protocolos sanitários e impedir a propagação da Covid-19, o Cemitério Jardim da Paz, no bairro Agronomia, deixará de realizar o tradicional lançamento de aéreo de pétalas de rosas sob os túmulos a bordo de um helicóptero.

Mesmo assim, estão previstas celebrações e visitação de sábado a segunda com limitação de capacidade de público. No sábado e domingo haverá missa às 10h e às 15h. No domingo e na segunda o horário de visita será das 7h às 19h.

Na segunda-feira do Dia de Finados, estão previstas sete missas: às 9h, às 10h, às 11h, às 13h, às 15h, às 16h e às 17h. Presidente da Asbrace e administrador do Jardim da Paz, Gerci Perrone Fernandes explica que em média 20 mil pessoas circulam pelo local no dia de passagem, mas destaca que este ano o movimento deve cair à metade.

"Com feriado prolongado, a expectativa de sexta a segunda é de que metade do público circule pelo local", avalia. Ele reforça que os visitantes somente poderão acessar os templos - que vão contar com álcool gel em suas dependências - com uso de máscaras de proteção.

O cemitério São Miguel e Almas, na avenida Oscar Pereira, na Azenha, cancelou eventos públicos durante o feriado do Dia de Finados, como a procissão e bênção dos túmulos. O local estará aberto à visitação em horário reduzido, das 8h às 18h. No local haverá monitores para orientar público a manter distanciamento e uso de máscara.

O cemitério da Santa Casa, também na avenida Oscar Pereira, decidiu cancelar a missa campal - que reúne em média 600 pessoas. O horário de visitação de sábado a segunda-feira será das 8h às 18h. Uma missa será realizada no feriado de Finados, às 16h, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube, com presença de público limitada a 30% no local. 

O cemitério João XXIII, na avenida Natal, no bairro Medianeira, tem programação especial em homenagem às vítimas da Covid-19, com atividades presenciais e virtuais para garantir medidas de segurança e distanciamento social. A tradicional Bênção Inter-religiosa, que costumeiramente reúne centenas de pessoas, será realizada virtualmente, nas redes sociais do João XXIII.

Entre as atividades preparadas está a inauguração, às 11h30, do painel Borboletas, de 15m², criado pelo artista plástico gaúcho Tiago Berao, que presta homenagem às pessoas que perderam seus entes queridos durante a pandemia. A obra ficará em exposição no principal andar de circulação do cemitério. O horário de visitação será das 8h às 18h.

No Crematório Metropolitano, na avenida Oscar Pereira, 584, a programação missas católicas, cultos evangélicos e espíritas que vão acontecer de forma virtual e presencial, com capacidade reduzida em função da pandemia. A participação presencial será por ordem de chegada. As lives serão transmitidas a partir das 9h, do Crematório Metropolitano, via Facebook, Instagram e YouTube oficiais do Grupo Cortel. A última missa será realizada às 17h, com o arcebispo Emérito Dom Dadeus Grings.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895