Com volta às aulas, Prefeitura amplia oferta de ônibus e define regras para estudantes

Com volta às aulas, Prefeitura amplia oferta de ônibus e define regras para estudantes

Educação infantil deve ser o primeiro nível a retornar às atividades presenciais em Porto Alegre nesta segunda-feira


Correio do Povo

Nesta sexta-feira, a Justiça negou pedido de suspensão do retorno das atividades escolares em Porto Alegre

publicidade

Visando o retorno das aulas presenciais em Porto Alegre, previsto para a próxima segunda-feira, a Prefeitura anunciou, nesta sexta, uma ampliação da oferta do transporte público da cidade para se adequar à projeção de aumento de demanda.

Segundo o Executivo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá se basear nos dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para organizar as frotas para o deslocamento dos usuários até as escolas. 

Os alunos receberão um protocolo de segurança e prevenção contra a Covid-19. Entre as medidas determinadas estão: Limite máximo de 50% da capacidade do veículo, ventilação natural, sem troca de lugares durante o trajeto, álcool em gel na entrada do veículo e higienização a cada turno das superfícies - e pontos de contato da mão - no ônibus. 

Confira as mudanças

A partir de sábado, 3:

Linha C2 - Passa a circular com ajuste na tabela horária e intervalo médio de 40 minutos entre viagens. A primeira viagem será às 7h e a última, às 20h07.

A partir de domingo, 4:

Linha C2 Circular Praça XV – Terá intervalo médio entre viagens de 40 minutos. A primeira viagem será às 7h e última, às 20h07.

Lotação 10.6 Restinga/10.61 - Restinga Nova/10.62  - Restinga Velha – As linhas 10.61 e 10.62 passam a circular domingo e a 10.6 terá adequações na tabela horária. Restinga Nova terá 32 viagens: 14 bairro ao Centro e 18 Centro ao bairro. Restinga Velha terá 22 viagens: 10 bairro ao Centro e 12 Centro ao bairro.

A partir de segunda-feira, 5:

4951 Manoel Elias/Morro Santana – Terá ampliação de uma viagem na faixa das 7h, o que resultará em redução do intervalo médio entre viagens de 12 para 10 minutos (16%) nessa faixa horária.

433 Vila Jardim – Intervalos de viagem no pico da manhã, entre 6h e 8h,  passam a ser em média a cada 23 minutos.

T4 – Ampliação de uma viagem no sentido Sul-Norte na faixa das 6h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 14 para 11 minutos (21%) nesse horário.  

T6 – Ampliação de uma viagem no sentido Norte-Sul na faixa das 7h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 8 para 7 minutos (12%).

T11 - Ampliação de quatro viagens, duas por sentido, no pico da manhã (das 6h às 8h), o que diminuirá o intervalo médio entre viagens de 13 para 10 minutos (23%). 

VM10 – Restinga Nova Via Velha/5 UNID/Noturna – Duas novas viagens ao dia, às 18h40 no sentido bairro ao Centro, e 19h55 no sentido Centro ao bairro.

186 Liberal – Altera a viagem das 6h33 no sentido Centro ao bairro para 6h40.

267.5 Lami até Cavalhada – A viagem das 11h40, no sentido bairro-terminal passa para 11h10.

Lotação 40.42 Petrópolis Irmãos Maristas – Muda o itinerário na região central. A linha passará a acessar a Praça XV de Novembro, rua Marechal Floriano Peixoto, Rua dos Andradas e avenida Independência, retomando o itinerário atual a partir da rua Sarmento Leite. Será mais uma opção a quem quiser se deslocar do Centro até a Santa Casa - trecho da praça Dom Feliciano até a rua Sarmento Leite, com destino ao eixo da avenida Protásio Alves e bairros Alto Petrópolis e Jardim Leopoldina. Os passageiros com embarque na avenida Júlio de Castilhos e na rodoviária seguirão sendo atendidos pelas linhas 40.4 Petrópolis Sesc e 40.41 Petrópolis Fapa.

Lotação 30.23 – Partenon/Bonsucesso – Linha criada para ser mais uma opção de deslocamento até a Lomba do Pinheiro, com atendimento à comunidade de Bonsucesso pelo sistema de lotação.

Professores em estado de greve

A Justiça indeferiu, nesta sexta-feira, uma liminar que pedia a suspensão do retorno das atividades escolares presenciais. O documento havia sido requerido pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Os professores municipais estão em estado de greve e têm uma assembleia marcada para a próxima segunda, dia previsto para a retomada das aulas. Na decisão, o juiz Murilo Magalhães Castro Filho citou a manutenção da cidade na bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895