Comandante do Exército visita o RS para participar da entrega de trecho duplicado da BR 116
General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira também participará da reinauguração do Museu Militar em Porto Alegre

publicidade
O comandante do Exército Brasileiro, general de exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, estará no Rio Grande do Sul na quarta-feira para participar de dois eventos: a reinauguração do Museu Militar e da entrega de um trecho duplicado da BR 116.
A partir das 10h30min, o comandante fará a sua primeira visita ao Comando Militar do Sul (CMS) e, a partir das 10h30min, participará de uma solenidade que irá reinaugurar o Museu Militar. Instalado no antigo prédio do Arsenal de Guerra, o espaço foi revitalizado e contará com ambientes de exposição modernos e interativos para o público.
O museu foi idealizado no ano de 1994 pelo então comandante da 3ª Região Militar, o general de divisão João Carlos Rotta, com o intuito de preservar, conservar e expor objetos históricos do Exército Brasileiro e do CMS, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O museu foi inaugurado em 25 de maio de 1999.
Uma das atrações do espaço é o Blindado Renault FT-17, que foi recentemente incorporado a exposição. De origem Francesa, o Renault FT foi um dos primeiros carros de combate fabricados no mundo.
Entrega de trecho da BR 116
Ainda nesta quarta-feira, o general Paulo Sérgio participará da entrega de novo trecho duplicado da BR 116, entre Guaíba e Tapes. A obra está sendo executada pelo 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Lages (SC), braço de engenharia do Exército que assumiu os trabalhos em 2019, após uma série de atrasos e paralisações no cronograma.
Em 10 de dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro realizou, no município de Barra do Ribeiro, a entrega simbólica de 27,1 quilômetros duplicados da rodovia. A duplicação é uma demanda histórica, considerada fundamental para facilitar o tráfego entre Porto Alegre e a região Sul, onde está o Porto de Rio Grande.
Com um investimento de R$ 207,4 milhões, os 50 quilômetros de duplicação da BR 116 entre Guaíba e Tapes tem previsão de estarem finalizados em maio de 2022. Os trabalhos da Operação Guaíba começaram em janeiro de 2019, com previsão de construção, entre Guaíba e Tapes, de três viadutos em travessias urbanas e de uma ponte nova, além da demolição e reconstrução de duas pontes.
Além disso, serão feitos 484,4 mil metros cúbicos de terraplanagem e dois milhões de metros quadrados de pavimentação na rodovia. Os trabalhos do Exército Brasileiro estão concentrados no lote 1, do km 300 ao 325, de Guaíba a Barra do Ribeiro, num total de 24,5 quilômetros, e no lote 2, do km 325 ao 351, de Barra do Ribeiro a Tapes, num total de 26,3 quilômetros.