Começa Limpeza dos espelhos d´água do Largo dos Açorianos

Começa Limpeza dos espelhos d´água do Largo dos Açorianos

Trabalho deve ser concluído até quarta

Luciamem Winck

publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), em parceria com os adotantes do Largo dos Açorianos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e Caixa de Assistência dos Advogados, iniciou os serviços de limpeza dos espelhos d´água. Depois de instalados os drenos nos espelhos, foi executado o esvaziamento a partir das 6h de sábado. As intervenções estão sendo realizadas pelas empresas Athena Urbanismo e  PortoSul RS, contratadas pelos adotantes, os quais arcarão com os custos do serviço.

A limpeza geral inclui esvaziamento dos dois espelhos d'água, com remoção de cerca de 1.380 metros cúbicos de água, remoção do lodo e correta destinação à estação de tratamento de efluentes licenciada, acompanhamento técnico, captura e remoção dos animais silvestres que se encontram nos espelho. Estes animais foram ali colocados pela população e serão levados a local com condições para recebê-los, em instituição adequada, limpeza com hidrojateamento dos pisos (procedimento no qual um jato de água é aplicado com alta pressão, promovendo a limpeza da superfície) e análise do estado geral do piso, para avaliação das condições estruturais e identificação de existência ou não de infiltração.

“Foram instaladas duas mangueiras para retirada da água, que foi dirigida para rede de esgoto cloacal. Entre sábado e esta terça-feira, caminhões farão a sucção do lodo e também a limpeza com hidrojateamento. Nossa intenção é concluirmos na quarta-feira, com a recolocação de água”, detalha o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, enaltecendo a parceria dos adotantes para execução destes serviços. Segundo ele, os trabalhos têm acompanhamento técnico. 

O Largo dos Açorianos foi devolvido à cidade totalmente revitalizado em 2019. O espaço recebeu qualificação paisagística, iluminação cênica, passeio público em concreto, esplanadas, queda d’água, fontes de jatos de água, lixeiras, piso podotátil, arquibancadas, bancos em concreto, iluminação pública e também resgate do patrimônio histórico, com a exposição dos pilares da ponte de pedra.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895