Começa oficialmente cobrança de acesso ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Começa oficialmente cobrança de acesso ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Após período de testes, motoristas que excederem dez minutos no meio-fio terão de pagar para permanecer no local

Felipe Faleiro

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Começou oficialmente, nesta segunda-feira, a cobrança do acesso de veículos ao meio-fio das áreas de embarque e desembarque de passageiros no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. No final de abril, as vias de entrada e saída dos terminais haviam recebido cancelas de autoatendimento, nas quais o motorista recebe um ticket, válido gratuitamente por dez minutos. A cada período igual a mais de permanência, é preciso pagar uma taxa de R$ 20.

Os pagamentos já estavam em período de testes. A Fraport Brasil, administradora do aeroporto, afirma que a cobrança é para oferecer um serviço de qualidade aos passageiros e motoristas que utilizam o local. Na prática, a mudança busca agilizar o período em que os automóveis, especialmente de aplicativos, permanecem no meio-fio, concedendo espaço a outros condutores. Nesta segunda-feira pela manhã, filas foram registradas nas cancelas e divergiam as opiniões sobre a alteração, indicada por meio de placas, tanto nos acessos, quanto nas áreas de estacionamentos temporários.

“Ficou terrível isto. Acabei de deixar um passageiro, e agora vou ter que acelerar para conseguir embarcar outro”, comentou o motorista Cleiton Nunes da Costa. “Para mim, não fez muita diferença. Não venho bastante aqui pegar passageiros, mas, quando venho, procuro ser rápido”, disse o colega de profissão José Garcia. Ainda conforme a Fraport, o tempo de dez minutos foi calculado com base no movimento em horários de pico. São, ao todo, 43 vagas no embarque, no segundo piso, e 39 para o desembarque, localizado no térreo.

A cobrança estava inicialmente prevista para iniciar em maio, no entanto foi adiada pela Fraport em razão de problemas em um sistema interno. O presidente da Associação Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma), Joe Moraes, afirma que o fato de outros motoristas utilizarem a área dedicada aos motoristas da Uber, por exemplo, junto ao desembarque internacional, atrapalha um pouco o trabalho dos profissionais, mas, por ora, não há queixa dos motoristas relacionada às alterações na cobrança que tenha chegado à entidade. 

“Há uma reclamação relacionada às cancelas, e outra que às vezes os passageiros chamam o carro, mas não estão no local no momento do embarque”, diz Moraes. Ou seja, o fato de o usuário não estar já no ponto onde vai embarcar pode gerar filas e, eventualmente, cobranças extras aos motoristas, que precisam aguardar por mais tempo. “É algo que vai sendo ajustado ao longo do tempo. Não há muito o que podemos fazer quanto a isto”, acrescentou. 

Como alternativa à cobrança, a Fraport Brasil orienta que os motoristas utilizem um dos estacionamentos, utilizando o mesmo ticket recebido na entrada do aeroporto. Ele deve ser exibido no leitor do estacionamento, e, automaticamente, será cobrado apenas o tempo estacionado nesta área. Este ticket também será utilizado na saída do estacionamento e do próprio aeroporto. Pessoas com deficiência que precisarem exceder os dez minutos devem enviar e-mail para ouvidoriapoa@fraport-brasil.com, com o assunto “PCD - Utilização meio-fio”, contendo nome completo, data da viagem, número e horário do voo, companhia aérea e cópia da credencial de beneficiário, até 72 horas úteis antes da data do voo. Neste caso, o limite máximo de permanência é estendido para 30 minutos.


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