Comitê de Desenvolvimento Econômico realiza primeira reunião com empresários em Porto Alegre

Comitê de Desenvolvimento Econômico realiza primeira reunião com empresários em Porto Alegre

Grupo é responsável pelo assessoramento da prefeitura na formulação e execução de políticas públicas

Claudio Isaías

publicidade

Com o objetivo de manter aberto um canal de interlocução com todos os segmentos da economia da cidade, o Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre realizou nesta segunda-feira a primeira reunião na sede da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL/POA), no Centro Histórico. 

O vice-prefeito Ricardo Gomes disse que as ações do comitê estão baseadas em três pilares: empreendedorismo para incentivar talentos, competitividade para que os empreendedores fiquem na Capital, e atratividade para que, quem não está em Porto Alegre, tenha interesse em se instalar e investir aqui. "Tenho certeza que grandes ideias surgirão desses encontros, porque é o poder público dialogando com o privado”, ressaltou. 

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, disse que o grande desafio é identificar de forma conjunta quais os problemas que são comuns a todos os empresários e de que forma a prefeitura de Porto Alegre pode atuar para resolver esses problemas. "Queremos construir um melhor ambiente de negócios e mais atrativo para as empresas", destacou.  

Formado pela parceria da gestão municipal com a sociedade, o comitê é responsável pelo assessoramento da prefeitura na formulação e execução de políticas públicas para o crescimento do empreendedorismo em Porto Alegre. 

“Neste encontro queremos ouvir todos os empresários e colocarmos no papel os problemas e definirmos algumas estratégias", afirmou Lorenzoni, que também é presidente do Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre. 

O encontro de trabalho reuniu mais de 70 entidades representativas e diversos setores propulsores da economia local. O comitê foi instalado no dia 29 de setembro. Definido em decreto, o Comitê é formado por instituições ligadas a atividades que compõem a matriz econômica da Capital e terá como objetivo assessorar a Prefeitura na formulação e execução de políticas públicas para o crescimento do empreendedorismo. 

Segundo a prefeitura, Porto Alegre possui atualmente mais de 109 mil empresários utilizando MEI e cerca de 129 mil empresas ativas. No Índice das Cidades Empreendedoras, Porto Alegre ocupa a 9ª posição entre os 100 municípios mais populosos do país e no quesito Cultura Organizacional, está em 58º lugar. 

Lorenzoni explicou que o trabalho do Comitê será estruturado em três pilares: entender como o Poder Executivo pode deixar de atrapalhar o desenvolvimento; o que é possível fazer para ajudar e o que será feito de forma integrada entre poder público e privado para alavancar negócios na Capital.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, afirmou que era um privilégio para a entidade varejista sediar a reunião e ser membro do Comitê, auxiliando no processo de crescimento econômico da cidade. “A prefeitura de Porto Alegre está dando uma oportunidade rara para a sociedade de intervir no que acontecerá com o futuro da Capital", destacou.

Conforme Piva, a pandemia trouxe sérios problemas, mas também alguns ganhos, como o de unir as pessoas em prol de uma causa comum. "Aqui não temos interesses pessoais, apenas comuns, para desenvolver negócios. Só assim promoveremos mais trabalho, segurança, saúde e renda”, acrescentou o presidente da CDL POA.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895