Comprova retorna para combater desinformação sobre políticas públicas
Lançamento da segunda fase será feito durante congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
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O projeto Comprova, coalizão de veículos de mídia, voltará a atuar no segundo semestre de 2019, agora com um papel mais educativo e focado em combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. O lançamento da segunda fase será feito durante o congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que acontece de 27 a 29 de junho na universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. O evento contará com a presença de Claire Wardle, diretora executiva do First Draft, entidade que pesquisa e combate a desinformação internet.
A coalizão foi lançada em 2018 com 24 veículos de Comunicação com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos durante a eleição presidencial brasileira. Na primeira edição do projeto, os jornalistas do Comprova conduziram 146 investigações sobre conteúdos que tiveram grande viralização nas mídias sociais durante a campanha eleitoral. Dessas, somente 8% continham informações verdadeiras.
"Neste ano não teremos eleições, mas verificamos que grupos politicamente motivados seguem impulsionando a circulação de falsidades", disse Daniel Bramatti, presidente da Abraji, entidade responsável pela gerência-executiva do projeto. "Além de desmentir boatos, o projeto buscará explicar políticas públicas e projetos para alterá-las, prestando um serviço à população."
Estão previstas também ações educativas, como a difusão de cursos online sobre o combate à desinformação criados pela organização não-governamental First Draft, que continuará dando apoio técnico à coalizão. A segunda fase do Comprova tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp. Outros patrocinadores podem se somar à iniciativa até o início do segundo semestre.