Consórcio I.P. Sul vence leilão para iluminação pública de Porto Alegre
capa

Consórcio I.P. Sul vence leilão para iluminação pública de Porto Alegre

Empresa irá atuar na Capital nos próximos 20 anos

Por
Christian Bueller

Leilão ocorreu no Bolsa de Valores B3, em São Paulo

publicidade

O leilão de Parceria Público Privada para iluminação pública de Porto Alegre teve o Consórcio I.P. Sul como vencedor, depois de apresentar o lance de R$ 1.745.000 de contraprestação. A companhia atuará na Capital nos próximos 20 anos. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira na Bolsa de Valores B3, no Centro de São Paulo. O local foi escolhido para atrair mais investidores e a disputa tinha oito interessados, sete consórcios e uma empresa. O valor correspondeu a um deságio de 45,64% ante o valor máximo de contraprestação mensal, de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, falou logo após o resultado do leilão. "É uma quebra de paradigmas. Se o BNDES estiver com a gente, estaremos aqui batendo o martelo para a PPP do saneamento", disse. Foi o maior número de concorrentes de todos os leilões já feitos na B3 nos últimos 10 anos.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Gustavo Montezano, parabenizou o "empreendedorismo e engajamento de Porto Alegre" e chamou o discurso de Marchezan de "empolgante". "O espírito animal do capitalismo junto de vontade política pode mudar o Brasil", acrescentou Montezano. Montezano destacou ainda o tripé "capital privado, cidadão e governo" como solução de problemas no país.

Empresas que participaram

1- Consórcio Consilux (Zopone Engenharia e Comércio, Kirchner Consultoria em Energia, Mazza Fregolente e Cia., Ilumisul Soluções Urbanas)

2- Consórcio I.P. Sul (Quantum Engenharia, GCE SA, Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, STE Serviços Técnicos de Engenharia

3- Consórcio Poaluz (Enel X Brasil SA, Selt Engenharia, Mobit)

4- Planner CV AS (Engeform, Sitran, Sigma)

5- Ilumina Porto Alegre (Construtora Sanches Tripoloni, Alper Energia, Trail Infraestrutura Eireli, Trajeto Engenharia e Comércio Eireli)

6- Ilumina Porto Alegre (FM Rodrigues, Brasiluz, Conasa)

7- Sadenco Sul-Americana de Engenharia e Comércio

8- Consórcio Porto Alegre IP (BMPI Infra, Construtora Remo)