Consulado dos EUA abre vagas para entrevistas de vistos para universitários brasileiros

Consulado dos EUA abre vagas para entrevistas de vistos para universitários brasileiros

Interessados devem procurar uma escola credenciada para tentar aprovação

Henrique Massaro

Todos consulados americanos já abriram vagas para entrevistas de visto

publicidade

Um mês após a Casa Branca anunciar que os estudantes brasileiros de Ensino Superior são elegíveis para uma Exceção de Interesse Nacional (NIE) às restrições de viagens relacionadas ao Brasil, todos os consulados americanos já abriram vagas para entrevistas de visto. Todos os interessados devem, primeiramente, procurar uma escola credenciada para receber estudantes internacionais para tentar a aprovação em algum programa.

Em seguida, precisam acessar o site da Embaixada dos Estados Unidos, preencher os formulários, pagar as taxas necessárias e realizar o agendamento, esclareceu nesta quarta-feira o chefe da seção consular, Jeffrey Borenstein.

Duas categorias de vistos para estudantes se qualificam para a NIE: F, para programas acadêmicos, e M, para vocacional, cursos que não são de formação universitária. Segundo Borenstein, os estudantes que obtiverem o visto – que só pode ser emitido a partir de 120 dias antes do começo do programa – podem viajar até 30 dias antes do início do semestre.

Antes disso, assim como qualquer pessoa que vá para os Estados Unidos nesse momento, incluindo cidadãos norte-americanos, devem fazer um teste de Covid-19 até 72 horas antes de embarcar e apresentar à imigração. O processo de vacinação para estrangeiros no país depende da política de cada estado americano.O site para iniciar a solicitação de visto está disponível neste link e para agendar a entrevista é neste link.

O governo americano mantém serviço gratuito que orienta e apoia alunos que querem estudar nos EUA. No Rio Grande do Sul, os chamados escritórios EducationUSA estão localizados em Porto Alegre (PUCRS e ICBNA) e Caxias do Sul (UCS), e podem ser contatados pelos seguintes emails: PUCRS - ltcacenco@educationusa.org; ICBNA - contato@educationusa.org.br e UCS - sfadanelli@educationusa.org. Em Santa Catarina, o EducationUSA está localizado na UDESC, pgdacosta@educationusa.org.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895