Consulado dos EUA em Porto Alegre entra em funcionamento

Consulado dos EUA em Porto Alegre entra em funcionamento

A partir de quinta-feira, brasileiros poderão marcar entrevistas para obter o visto

Claudio Isaías

Consulado dos EUA em Porto Alegre entra em funcionamento

publicidade

O consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre começou a funcionar nesta segunda-feira. Nesta primeira etapa, até quarta-feira, dia 7 de junho, o atendimento na avenida Assis Brasil, 1889, no bairro Passo D’Areia, na zona Norte da cidade, será exclusivamente para cidadãos norte-americanos. A partir de quinta-feira, dia 8 de junho, os brasileiros e outros estrangeiros interessados em obter a concessão de vistos e marcar entrevistas começarão ser atendidos na estrutura localizada próximo do viaduto Obirici.

A assessoria do consulado dos EUA em Porto Alegre informa que a presença americana em Porto Alegre tem o objetivo de intensificar o relacionamento com os brasileiros no sul do país, como parte dos esforços da missão diplomática dos Estados Unidos da América de incrementar o comércio e o investimento bilateral. Com a nova estrutura, a ideia é fortalecer relações entre os dois países, facilitar viagens, fomentar intercâmbio educacional e cultural e promover o desenvolvimento econômico.

Uma cerimônia oficial de abertura do consulado norte-americano em Porto Alegre será realizada no final do mês de junho. Construído em um terreno onde funcionava um supermercado, o prédio do consulado dos Estados Unidos será o novo local para os gaúchos realizarem a entrevista para a concessão do visto. Antes da nova estrutura, quem desejava obter o documento precisava se deslocar a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife para a entrevista.

Os agendamentos para entrevistas de visto no novo consulado na zona Norte da Capital já estão disponíveis no site da missão diplomática dos Estados Unidos. Em janeiro deste ano, os Estados Unidos modificaram as regras para a concessão de vistos. A entrevista presencial é obrigatória para todos os brasileiros de 14 a 79 anos que solicitarem o documento de entrada no país.

A construção do consulado

Em maio de 2015, foi apresentado os projetos e a obtenção de todas as licenças da prefeitura de Porto Alegre para a construção do consulado. Na ocasião, apesar de a obra ainda não ter começado, já haviam sido instalados alguns equipamentos e realizados bloqueios. A rua Andaraí, uma das entradas do terreno do consulado, ficou parcialmente interrompida para a recuperação da calçada.

Um ano depois, o cônsul do país para o Rio Grande do Sul John Jacobs que inspecionou às obras da sede, disse que a inauguração ocorreria em março de 2017. Porém, a obra atrasou e ficou pronta praticamente depois de 2 anos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895