Contagem regressiva do ano de 2016 terá um segundo a mais

Contagem regressiva do ano de 2016 terá um segundo a mais

Virada para 2017 terá tempo somado para compensar perda com desaceleração da rotação da Terra

AFP

Virada para 2017 terá tempo somado para compensar perda com desaceleração da rotação da Terra

publicidade

O interminável ano de 2016 parece se recusar a deixar o calendário. Depois de superar seus 366 dias, ainda vamos ter que aguardar um segundo a mais para a chegada de 2017. Exatamente, o último minuto do ano vai durar um segundo extra para compensar o tempo perdido com a desaceleração da Terra.

Países que usam o Tempo Universal Coordenado (UTC) - várias nações da África Ocidental, Grã-Bretanha, Irlanda e Islândia - somarão o segundo intercalar durante a contagem regressiva de meia-noite para 2017 - fazendo com que o minuto final do ano tenha 61 segundos de duração. Para outros países, o tempo será determinado pelo fuso horário em que vivem, em relação ao UTC.

"Este segundo extra, ou segundo intercalar, torna possível alinhar o tempo astronômico, que é irregular e determinado pela rotação da Terra, com o UTC, que é extremamente estável e é determinado por relógios atômicos desde 1967", explicou o Observatório de Paris em um comunicado.

O observatório abriga o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), responsável pela sincronização do tempo. Este ajuste é necessário porque a rotação da Terra não é regular - às vezes acelera, às vezes desacelera, embora esteja diminuindo gradualmente no geral.

Isto é causado por fatores que incluem as forças gravitacionais da Lua sobre a Terra, que dão origem às marés oceânicas. O resultado é que o tempo astronômico - baseado na duração de um dia na Terra - gradualmente fica fora de sincronia com o tempo atômico - que é medido por cerca de 400 relógios atômicos super precisos espalhados pelo mundo.

Quando os segundos intercalares foram introduzidos, em 1972, 10 segundos tiveram de ser adicionados ao UTC, e depois disso 1 segundo passou a ser adicionado a cada cerca de 18 meses, de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. O último segundo adicionado foi em 30 de junho de 2015.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895