Controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre registra 55 casos de Covid-19 em 14 dias

Controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre registra 55 casos de Covid-19 em 14 dias

Barreira sanitária teve seu último dia na madrugada desta segunda-feira


Correio do Povo

A prefeitura de Porto Alegre ainda não confirmou se o projeto terá continuidade.

publicidade

Encerrado na madrugada desta segunda-feira, o projeto-piloto de controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre testou, em 14 dias, 6.203 passageiros de diferentes origens, com identificação de 55 casos positivos de Covid-19, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O número corresponde a 7,78% do fluxo de passageiros no período. A prefeitura de Porto Alegre ainda não confirmou se o projeto terá continuidade.

Conforme a pasta, foram 12 amostras com teste molecular (RT-PCR), nove (75%) já têm resultado positivo e três estão em análise. Das 12 amostras, 11 têm viabilidade para análise genômica e uma ainda não foi avaliada. Este trabalho será feito pela universidade Feevale e não há previsão de entrega dos resultados. Dos 55 positivos, 40% eram passageiros que se autodeclararam sintomáticos em formulário pré-teste, mas, no momento da notificação na ferramenta Esus Notifica, do Ministério da Saúde, junto ao profissional de saúde, 52,7% relataram algum sintoma nos últimos dias ou no momento da abordagem.

A SMS informa que um caso positivo, residente de Santa Maria/RS, foi encaminhado à UPA Moacyr Scliar para avaliação dos sintomas e coleta de RT-PCR no dia seguinte da chegada a Porto Alegre. A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e teve a confirmação da variante Gamma (P.1). Este viajante foi removido de ambulância para o município de Santa Maria, que se responsabilizou pelo transporte

Perfil de passageiros testados

Dos passageiros testados, o perfil predominante foi de turistas – público que correspondeu a 50% da amostra coletada e reagente no teste rápido de antígeno (TR Ag). Os viajantes a trabalho tinham como motivação principal para a testagem o fato de estarem preocupados com o retorno ao domicílio. Também se verificou fluxo de idosos e pessoas com uma dose de vacina contra Covid-19 retornando de viagens turísticas, especialmente ao Nordeste, com maior incidência Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Ceará, e pessoas não vacinadas ainda com viagens de turismo e trabalho nas regiões Sul e Sudeste do país.

Viajantes vindos do exterior e que desembarcaram de voos de conexão em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, em sua maioria, optaram por não serem testados, pois a Portaria Federal 654/2021 prevê a apresentação à companhia aérea, antes do embarque para o Brasil, de documento que comprove realização de teste RT-PCR com resultado negativo para infecção pelo coronavírus SARs-Cov-2 realizado nas 72 horas antes do embarque. Sobre testes realizados em pessoas vacinadas, cinco pessoas positivas receberam duas doses da vacina há mais de 15 dias, e cinco com uma dose, ou seja, com esquema incompleto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895