Rolê da Vacina na Orla é marcado por grande movimentação

Rolê da Vacina na Orla é marcado por grande movimentação

Equipes da prefeitura aplicaram a primeira dose e a segunda dose da Coronavac e AstraZeneca

Claudio Isaías

publicidade

Com uma grande movimentação de pessoas com 18 anos ou mais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou neste sábado, na Orla do Guaíba, a imunização contra a Covid-19 em Porto Alegre. As equipes volantes da secretaria aplicaram a primeira dose e a segunda dose da Coronavac e AstraZeneca para todos os vacinados há 28 dias e dez semanas, respectivamente.

Na tenda montada na Rótula da avenida João Goulart, no cruzamento das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Loureiro da Silva, havia 12 pontos de vacinação – seis para a primeira dose e seis para a segunda. Por volta das 11h, mais de 70 pessoas estavam na fila aguardando o começo da imunização.

O fotógrafo Marcelo Oliveira, que realizou a segunda dose da AstraZeneca, convocou todas as pessoas a se imunizarem contra o coronavírus. "Todo mundo tem é que se vacinar", ressaltou. Já Eduarda Santos afirmou que mesmo com a segunda dose da vacina, vai seguir com todos os protocolos de segurança – uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

O Rolê da Vacina na Orla do Guaíba será realizado até as 17h. Além da ação, a imunização contra a Covid-19 foi mantida para toda a população adulta – 18 anos ou mais. Neste sábado, não foi realizado o sistema de drive-thru, que será retomado após a chegada de nova remessa de doses suficientes para reabertura das estruturas. A prefeitura aguarda o recebimento de novos imunizantes para que seja possível ampliar as estratégias de ampliação de pontos de vacinação.

Para receber a primeira dose, as pessoas tiveram que apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Para a segunda dose, documento de identificação e carteira de vacina com o registro da primeira aplicação.

A programação do Rolê da Vacina contou com o apoio de 56 voluntários da Faculdade Uniritter, sendo 33 alunos do curso de Enfermagem e três professores. O ônibus Fique Sabendo, da SMS, está estacionado no local oferecendo testagem rápida de HIV. Também foi feita orientações e distribuição de material informativo sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

No domingo, a unidade móvel da Saúde levará a vacinação até a comunidade do bairro Rubem Berta. O serviço estará instalado na igreja Santa Rosa de Lima, na avenida Bernardino Oliveira Paim, 82, no bairro Rubem Berta, das 9h às 13h. O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, afirmou que mesmo recebendo menos doses dos imunizantes nas últimas remessas entregues pelo governo do Estado, Porto Alegre segue entre as capitais que mais aplicou as duas doses da vacina contra a Covid-19. "As equipes de saúde do Município não pararam de vacinar um dia sequer desde o início da campanha", acrescentou.

Foto: Alina Souza

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895